• 26 de maio de 2022 21:04

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Colégio CIMAN prepara volta às aulas com acolhimento e adaptação

61brasilia

By61brasilia

jan 25, 2018
Advertisement

Projeto educacional privilegia atendimento individualizado e formação cidadã

O começo do ano sinaliza um momento importante: o início do calendário letivo, tanto para estudantes quanto para pais e educadores. O retorno à rotina, para os veteranos, e os primeiros passos na instituição, para os novos alunos, é um processo planejado cuidadosamente, com o propósito de oferecer convivência harmoniosa entre corpo docente e estudantes, além de promover um ambiente receptivo e estimulante para os alunos.

Pensando nisso, o Colégio CIMAN trabalha o volta às aulas 2018 com projetos de readaptação e acolhimento para todas as turmas, do Maternal, início da Educação Infantil, à 3ª série do Ensino Médio. O objetivo é que pais e alunos sintam-se absolutamente integrados desde o primeiro dia de aula. Nos Ensinos Fundamental e Médio, as ações estão focadas na adaptação entre estudantes e professores. Já na Educação Infantil, o acolhimento é individualizado, levando em conta os novos desafios e aprendizados que tanto pais como crianças enfrentam no primeiro contato com o ambiente escolar.

Para o diretor-geral da instituição, professor Atef Aissami, é papel da escola promover esse momento para que os estudantes se sintam bem-vindos. “Nosso objetivo é que o aluno esteja feliz, seguro e com a autoestima elevada para se adaptar e seguir melhor no ano letivo. Também é a hora de fortalecer a parceria com as famílias, que se estende ao longo do ano”, explica o diretor.

Para os alunos da Educação Infantil, os educadores desenvolvem atividades de integração em ambientes onde as aulas podem ser exploradas com descontração e brincadeiras, visando a um processo tranquilo de adaptação. Para os pequenos do Maternal Baby, muitos deles chegando à escola pela primeira vez, a família deve estar ainda mais envolvida e próxima.

O CIMAN entende essas ações como alguns de seus diferenciais. Assim, a escola trabalha para que o acolhimento seja duradouro, embasado na empatia e na leveza, para que todos os envolvidos se sintam seguros. “Dessa forma, a adaptação se torna um processo mais tranquilo”, afirma Luciana Santos de Morais, orientadora educacional da Educação Infantil CIMAN.

Na Educação Infantil, a adaptação dos pequenos estudantes é individualizada e gradativa. “As primeiras semanas são voltadas para atividades lúdicas que estreitam a relação de confiança entre as crianças e os educadores. São vários os recursos que utilizamos em ambientes internos e externos, como sala de expressão corporal, de literatura, e de musicalização, parques e tanque de areia, entre outros, que tornam o ambiente escolar divertido e despertam a confiança dos alunos para com a escola”, acrescenta Luciana.

Nos Ensinos Fundamental e Médio, estudantes e educadores se encontraram também em Horas Cívicas, momentos em que as turmas se reúnem, também, para trabalhar os bons valores humanos. “Fazemos ações cuidadosas para que os alunos sempre se sintam parte integrante da comunidade escolar. Na primeira Hora Cívica, focamos na acolhida e na confraternização, apresentando novos alunos e educadores a toda a comunidade e falando da rotina para o sucesso educacional de cada um ao longo do ano”, explica Mark Melo, diretor do CIMAN Octogonal. Essas ações não se restringem à primeira semana letiva. Durante as aulas, professores e coordenadores dão continuidade ao acolhimento e à adaptação dos estudantes individualmente.

Para a escola, é fundamental que o aluno adquira as competências técnicas sem esquecer outras comportamentais, que norteiam o projeto de ensino. A autonomia como capacidade de pensar e agir de forma independente e contextualizada é outro pilar pedagógico: por meio dela, o aluno desenvolve a responsabilidade por seus atos, mantendo a identidade sem se desvincular dos valores e princípios do seu grupo, adquirindo ferramentas para ser um profissional competente.

“É importante os alunos entenderem que o ano letivo começou e que eles precisam estudar e levá-lo a sério desde o primeiro dia, para cumprir suas obrigações como estudantes, preparando-se para concluí-lo de forma tranquila em termos de conteúdo e com muito mais conhecimentos. Se o aluno usar o conhecimento adquirido para o bem, atingimos nosso objetivo”, complementa o diretor-geral Atef Aissami.

BOX

Projeto pedagógico: foco em valores pessoais e profissionais

Ampliar os objetivos educacionais para além dos conhecimentos teóricos e possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a vida é missão pedagógica do CIMAN. Ao adotar o ensino para competências, a escola se coloca em sintonia com as exigências educacionais do novo milênio, utilizadas, inclusive, pelos mais exigentes processos de seleção, como o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos do CIMAN são preparados para abraçar as mais diversas profissões e tornarem-se cidadãos éticos e realizados em todos os aspectos de suas vidas.

Para atingir o nível de competência profissional e autonomia desejado pela escola, o aluno é levado a desenvolver habilidades tais como a argumentação sólida como condição para uma relação de respeito aos outros e como estímulo à formação de opinião própria e independente; o espírito crítico com o qual o aluno seja capaz de dimensionar e avaliar discursos, linguagens e relações em todos os níveis de interação; e atenção seletiva com a sensibilidade, para saber ouvir a argumentação do outro e criar opinião própria, característica que marca cidadãos capazes de se expressar – entre outras.

O CIMAN coloca o respeito como outro valor explícito para sua comunidade. Ele deve estimular a autoestima, a autenticidade, o espírito de grupo, a ajuda mútua, o cumprimento das normas estabelecidas e a sinceridade, condições de uma convivência feliz e de realização plena da cidadania.

 

SERVIÇO 

Colégio CIMAN

Unidade Octogonal/Sudoeste: (61) 3213-3737

Entre áreas 1/4 – AOS

Unidade Cruzeiro: (61) 3213-3838

Quadra 501 – Cruzeiro Novo

0 thoughts on “Colégio CIMAN prepara volta às aulas com acolhimento e adaptação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.