• 28 de janeiro de 2022 13:51

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Conviver com o seu filho enquanto ele está na creche já é possível

Conviver com o seu filho enquanto ele está na creche já é possível

Por meio da tecnologia famílias já podem acompanhar o desenvolvimento dos filhos nas creches enquanto trabalham.

Por Lorena Braga

Conciliar vida pessoal e profissional é difícil para todo mundo, principalmente para quem tem filhos pequenos. A parte mais complicada para os pais é quando acaba a licença maternidade e não se sabe com quem deixar o filho. Essa é uma situação vivida por muitas famílias brasilienses. Esse foi o caso de Jáureo e sua esposa.

Formado em administração, Jáureo e sua esposa sempre sonharam em possuir um negócio próprio no estado onde moravam, Bahia, mas sua esposa passou em um concurso e tiveram que vir para a Capital Federal, porém o sonho continuou. Nesse período eles já tinham uma filha e precisavam deixá-la com alguém para que os dois pudessem trabalhar. Eles só não imaginavam que isso seria tão difícil.

Primeiro eles contrataram uma babá, mas logo perceberam que poderiam oferecer algo melhor para sua filha, foi então que decidiram procurar uma creche. E em todas que iam havia problemas: excesso de crianças, televisões em quase todos os ambientes, falta de câmeras e vários outros. Com isso, eles viram a oportunidade de realizar o sonho de montar um negócio próprio. Depois de dois anos organizando e planejando, juntamente com seus sócios, foi inaugurada esse ano a Pedaço de Mim – Care for kids.

Localizada no Setor Hoteleiro Sul, a creche tem todos os requisitos que Jáureo e sua esposa não encontraram nas outras instituições, aprimorando tudo.

 

Diferenciais e tecnologia da Pedaço de Mim

O principal objetivo da creche é que os pais possam conviver ao máximo com os filhos mesmo a distância. Pensando nisso a instituição investiu em tecnologia. A primeira delas é um aplicativo, por meio do qual os pais podem acompanhar os filhos em tempo real. Esse app possui uma agenda que informa como a criança se comportou, se se alimentou bem ou não, se dormiu e que horas dormiu e muito mais.

Além dessa agenda eletrônica, pelo aplicativo os pais podem conversar com os funcionários da Pedaço de Mim e conferir fotos dos filhos realizando as atividades na creche.

Outra tecnologia que têm atraído muito as famílias é o sistema de monitoramento por meio de câmeras. Enquanto os filhos estão na creche, os pais podem acompanhar tudo pelo trabalho, basta baixar um aplicativo no celular. É ou não é uma ótima maneira de estar pertinho do seu filho mesmo que a distância?

A instituição não apenas cuida da criança, mas atua também no processo educativo, considerando o desenvolvimento integral nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social com base no respeito às individualidades. Pensando nisso, eles construíram junto com a pedagoga e coordenadora pedagógica da Pedaço de Mim, Tânia Regina, o planejamento das atividades a serem realizadas afim de proporcionar o desenvolvimento das crianças. Tudo isso baseado no método Sócio Interacionista de Vigostky.

“A creche prioriza o cuidar e educar, utilizando as atividades pedagógicas com um objetivo já traçado e o melhor é que os pais podem participar desse desenvolvimento”, relata a coordenadora. Assim, são oferecidas aulas de musicalização, linguagem digital, jogos, oficinas artísticas, recreação e psicomotricidade.

Outro grande diferencial da creche é a organização dos espaços, a limpeza, a decoração, a estrutura montessoriana e muito mais. Por exemplo, o piso da instituição possui os cantos arredondados como o de centros cirúrgicos, isso evita o acúmulo de sujeira e que as crianças se machuquem.

 

 

SAIBA MAIS: Pesquisas mostram que frequentar uma creche de boa qualidade melhora o desempenho escolar ao longo da vida, acelera a capacidade cognitiva, aumenta o QI e estimula o comportamento social, além de influenciar nos índices de hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares na vida adulta.

Parceria família e creche

A Pedaço de Mim sabe que nada substitui o contato com a família, é o que afirma Jáureo. “A gente valoriza a presença dos pais, o fato dos pais estarem perto, convivendo, educando. Nós vivenciamos essa necessidade e por isso gostaríamos de proporcionar isso para outras famílias, de poder conciliar a vida profissional com o convívio com os filhos”, conta.

Sala de amamentação. O espaço possui ar condicionado, luz natural, poltronas para amamentação e um trocador. Tudo para deixar o momento mais agradável e intimo entre mãe e filho.

Por isso, o espaço foi construído em um lugar estratégico que pudesse proporcionar aos pais uma experiência envolvente e próxima dos seus filhos. Um exemplo disso é o Espaço Work, um lugar desenvolvido para aqueles pais que trabalham em casa ou para aqueles que ficam um tempo na creche para a adaptação do filho. O ambiente é amplo, possui computadores e internet.

Já pensou poder almoçar com o seu filho todos os dias ou pelos menos algum dia na semana? Isso também é possível na Pedaço de Mim. A instituição reservou um espaço em que os pais podem, no horário de almoço do trabalho, fazer a refeição junto com o filho e, se ainda sobrar um tempinho, curtir o Espaço Relax, um ambiente preparado para os pais brincarem com seus filhos e descansarem antes de ir novamente para o trabalho. Além disso, a estrutura conta com uma sala de amamentação.

Pais almoçam com o filho, durante o horário de almoço do trabalho, no refeitório da Pedaço de mim.

A monitora de qualidade, Janaína Fragoso, é mãe do pequeno Lucas de apenas um ano. Ela conta como está sendo a experiência dele na creche. “Eu já percebi uma grande evolução nele. Ontem mesmo ele estava super tagarela em casa, ele já consumava falar algumas coisas, mas agora ele já consegue quase falar uma frase inteira. Eu gostei muito que no primeiro dia eu pude ficar na creche acompanhando ele, mas ele logo se adaptou”, relata.

Questionada sobre o que a fez matricular o filho na Pedaço de Mim ela afirma que foi uma série de fatores. “Senti confiança no ambiente que é amplo, o lugar é todo adaptado para as crianças nos mínimos detalhes, como o rodapé do chão, a estrutura na altura deles, as câmeras, o aplicativo e claro saber que ele seria bem tratado’, explica Janaína.

Parquinho da Pedaço de mim

A Pedaço de Mim tem capacidade para receber 60 crianças de cinco meses a três anos de idade (berçário, maternal I e maternal II), com opções de turno matutino, vespertino, semi-integral e integral, com acompanhamento de um professor para cada quatro alunos. Todos os profissionais da instituição possuem qualificação, sejam eles pedagogos, chefe de cozinha, psicólogo e nutricionista, todos com formação na área infantil. Além disso, a creche possui parceria com pediatra e odontopediatra.

Serviço

Site: https://pedacodemim.com/

Telefone: 061 3201-1212

Endereço: Setor Hoteleiro Sul, quadra 2, bloco h – Asa Sul.

Fotos de Rodrigo Pimenta – Foto Xis

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *