• 26 de maio de 2022 21:16

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Valeria Souza

Pianista Ksenia Nosikova se apresenta na capital

Advertisement

Pianista Ksenia Nosikova se apresenta na capital

Em turnê pelo Brasil, pianista russa estreia em Brasília com show aberto ao público no Casa Thomas Jefferson Hall

Elogiada pela crítica e descrita como uma pianista refinada e de extrema sensibilidade (New York Concert Reviews), Ksenia Nosikova é um dos grandes destaques do cenário musical internacional. A musicista, que se apresenta com frequência nos palcos da Europa, Ásia, Rússia, EUA e Canadá, tocará na sexta-feira, 6 de abril, às 20h, no Casa Thomas Jefferson Hall – unidade da SEP 706/906 Sul A entrada é livre e gratuita.

No portfólio de concerto da pianista russa estão o Carnegie Hall e o Merkin Hall de Nova York, além dos teatros de Shangai e Hong Kong. Nosikova é convidada frequente de importantes festivais do mundo, como os de Amalfi e Rimini (Itália), Munster (França), Rovin (Iugoslávia), Gabrovo (Bulgária), Novi Sad (Sérvia), Aspen e Sarasota (EUA). Além de Brasília, a turnê brasileira contempla Pelotas e Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Cabo Frio. No repertório, peças de Tchaikovsky, Rachmaninoff, Clementi e Liszt.

A pianista gravou para os selos Profil MedienAlbanyCentaur e Capstone Records. Dentre seus nove aclamados CD’s, está a gravação da integral dos Anos de Peregrinação, de Liszt, um dos pilares do repertório pianístico. Segundo a revista London’s International Piano Magazine, o volume Itália dos Anos de Peregrinação é um superdisco, considerado uma das seis melhores gravações da obra, podendo ser equiparada a versões de grandes pianistas, como Brendel, Berman e Bolet.

Nosikova é formada pelo Conservatório de Moscou, onde concluiu com a mais alta distinção o Bacharelado e o Mestrado. Após emigrar para os EUA, obteve seu Doutorado na Universidade do Colorado e, atualmente, é professora da Universidade de Iowa. Em sua classe, estão pianistas de vários países, que já desenvolvem carreiras de destaque nos EUA e exterior. Premiada em três concursos internacionais, a musicista é convidada frequente para compor o júri de vários concursos, como o Liszt-Garrison, Los Angeles, Schmidbauer e MTNA (EUA), além do Ibla Grand Prize (Itália). Ksenia Nosikova é uma artista Steinway, além de membro da Sociedade Liszt dos EUA e Diretora Artística da série de concertos Piano Sundays na Old Capitol.

Serviço

SEXTAS MUSICAIS: Ksenia Nosikova

Quando: Sexta-feira, 6 de abril, às 20h

Local: Casa Thomas Jefferson – CTJ HALL –  SEP-SUL 706/906

Entrada livre e gratuita

Mais informações para o públicohttps://thomas.org.br/eventos/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.