• 17 de agosto de 2022 17:18

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Grama Solara
Advertisement

Como fazer um bom currículo profissional?

Especialista responde algumas dúvidas sobre como não errar ao preparar um currículo

Por Lorena Braga

João Lanza, Consultor e Executor de Estratégias da WNN Consulting.

O empresário e professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da instituição UNITOLEDO, João Lanza, respondeu algumas perguntas da Redação da 61Brasília sobre como as pessoas que estão em busca de um emprego podem fazer um bom currículo profissional sem erros.

61Brasília: Como se deve nomear o currículo: “Curriculum Vitae” ou “Currículo profissional”? Isso é algo que faz diferença na apresentação do documento? Pode ser considerado o título?

Todo currículo deve chamar a atenção do entrevistador ou da pessoa que publicou a vaga de emprego. Não há uma regra ou preferência, mas o que comumente se faz é dar menos formalidade ao currículo, o que pode ser benéfico para gerar empatia com o entrevistador.

Então, apresentar o mesmo como Currículo Profissional quebra um pouco essa forma mais antiga de se criar, sendo um pouco mais formal. Vale levar em consideração também, qual a vaga que se destina, se é um emprego mais sério, como de um médico, ou um emprego mais criativo, no caso de uma agência de publicidade.

61Brasília: Que tipos de números de documentos deve ser colocar no currículo? Quais os cuidados deve se ter ao colocar esses dados?

É importante lembrar que é um currículo e não uma apresentação documental para a empresa contratante. Então, não é necessário colocar todos os dados do candidato. Algumas pessoas preferem colocar o CPF e o RG, para eventuais buscas, mas existem leis que proíbem a discriminação, que fortalece o direito do entrevistado de não colocar todos os seus dados, uma vez que pesquisas podem apresentar pessoas negativadas de crédito ou algo parecido. Caso seja uma vaga mais direcionada a órgãos de controle rígido, como fóruns e delegacias, será solicitado, de forma obrigatória, antecedentes criminais e os dados que ajudam a buscar as informações necessárias.

Opte por não colocar os dados, a não ser que a vaga seja possuas regras regimentadas ao controle da informação.

 61Brasília: Algumas vagas de emprego exigem que seja colocado a pretensão salarial. Por que fazem isso? É importante colocar? O candidato para ter mais chances de contratação deve colocar um valor abaixo ou acima da média?

É importante colocar sim, pois algumas vagas não condizem com as necessidades do candidato. Não é uma questão de ser chamado ou não para entrevista, mas sim uma demissão rápida ou até mesmo um descontentamento por parte do candidato que almejava algo maior e que na realidade não se encaixa ao padrão da empresa.

Em entrevistas, a maioria dos candidatos não coloca o que pode dificultar as entrevistas e até mesmo afastar bons candidatos. Existem vagas que solicitam a pretensão salarial e, caso não seja colocado, muitas vezes há um descarte do currículo por não seguir as solicitações.

61Brasília: As informações de referências profissionais podem ser colocadas no documento ou devem vir acompanhadas como anexo? É importante ter cartas de recomendação?

Depende de como o currículo está sendo apresentado. Ter um currículo organizado é um grande passo para uma boa apresentação. Colocar o contato das empresas listadas no currículo é muito importante, inclusive na própria descrição do emprego que já passou.

As cartas de apresentação, essas sim, devem ser apresentadas como anexos ao currículo, após a apresentação pessoal, lembrando que o currículo não deve ser muito extenso, pois ser direto é importante para chamar a atenção do entrevistador. Quanto mais cartas possuir, melhor suas referências no momento de decisão para uma possível entrevista.

61Brasília: O currículo deve possuir assinatura do candidato?

Não há necessidade alguma de assinatura. O candidato deve somente se apresentar, e o entrevistador verificará depois se as informações são fidedignas ou não. Uma assinatura não significa nada para o entrevistador.

61Brasília: O que não se deve, de forma alguma, colocar no currículo?

Uma dos pontos negativos que se vê em currículos é a inclusão de fotos descontraídas ou informais, que em certos empregos é visto como falta de postura e elegância. Deve-se atentar em colocar algo que represente a capacidade do candidato, mais comprometido com a empresa, não tão descontraído assim. Então, escolha uma foto mais séria e menos extravagante.

61Brasília: O que não pode faltar no currículo? O que chama mais atenção?

Alguns pontos são analisados pelos entrevistadores e, talvez um dos mais importantes seja a capacidade de se estruturar uma ordem cronológica, bem descrita e sucinta, dos trabalhos realizados ao longo da carreira profissional. Isso é de suma importância.

Várias pessoas perdem esse sentido e pecam na organização das informações, bem como se esquecem de apresentar e-mails e telefones chaves para a comunicação. Então, é importante ajudar o entrevistador para o bom entendimento do documento que transmite toda a sua carreira e que possa despertar a atenção para uma possível entrevista.

Descrever, de forma organizada e resumida, as informações dos empregos anteriores talvez seja um dos pontos mais importantes para um avaliador se interessar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.