• 26 de maio de 2022 10:23

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Valeria Souza

Restaurante de Pirenópolis é referência em gastronomia na região

Advertisement

Restaurante de Pirenópolis é referência em gastronomia na região

O proprietário do Dona Cida faz questão de participar de todo o processo de funcionamento do local

Lorena Braga

Um restaurante famoso é aquele que você chega e já encontra em alguma parede uma galeria de fotos de personalidades, atores globais, modelos, apresentadores e músicos que já passaram por lá. Esse é o caso de um restaurante tradicional da cidade de Pirenópolis-Go. O restaurante Dona Cida.

Ao chegar fomos recebidos pelo proprietário do lugar o senhor Odair Pavelkonski. Bisneto de Polonês ele fala orgulhoso sobre o lugar que tem capacidade para receber 300 pessoas. “Minha mãe sempre cozinhava para festas e casamentos e foi então que surgiu a ideia de montar o restaurante, na Semana Santa do ano de 1994. Antes era só uma cozinha pequena e um salão. Com o tempo nos fomos aumentando”, conta Odair.

O nome, claro, é em homenagem a mãe de Odair, Cida Pavelkonski. Ele conta feliz sobre quando sua mãe foi ao Programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga. “Ela foi convidada em 2007 para preparar o nosso prato: Paçoca de Pilão, pois tínhamos ganhado o 2º festival de gastronomia aqui da região. O Estado pagou tudo”.

Odair e Cida Pavelkonski

Com 24 anos de existência o restaurante é um ponto gastronômico àqueles que visitam a cidade. “Tenho clientes que veem aqui há mais de 20 anos e que se tornaram meus amigos”, relata emocionado Pavelkonski.

Os pratos mais pedidos pelos clientes é a Galinha Capidela e os pratos goianos, com 16 pratos na mesa que servem mais de duas pessoas. Todos feitos pelo renomado chef Germano Pedrosa. Ele é do estado do Ceará e veio de São Paulo direto do restaurante Emiliano para trabalhar no Dona Cida. E o curioso é que antes ele só trabalhava com comida japonesa, mas a experiência em outros restaurantes o ajudou no cardápio atual.

“Quando eu cheguei a maioria dos pratos já estavam no cardápio, eu mesmo apenas incrementei o cardápio de sobremesa, que ainda não tinha. Todas as sobremesas nos fazemos na hora”, conta o chef Germano.

Prato Picanha. Prato para duas pessoas.

Para o Chef a questão é não trabalhar pratos muito diferentes, pois os clientes não gostam. Além disso, o restaurante é o único que possui no cardápio a Moqueca.

Questionado sobre onde ainda quer chegar, Sr. Odair é bem claro, “só quero aumentar mais um pouco, não muito, só mais oito mesas para não perder a qualidade do serviço e ai chega!”.

Toda terça-feira é o próprio Sr. Odair que vai a cidade de Anápolis fazer as compras de alimentos para o restaurante. Ele mesmo, junto com um auxiliar, escolhe a carne, os produtos de melhor qualidade. Sobre férias ele rir: “Só na marra (risos), mas geralmente é no período de agosto, que tiro uma semana e vou para o nordeste, não gosto de ficar longe”.

Clipe

O restaurante já possui até mesmo um clipe musical. Isso mesmo. Titulado “Restaurante Dona Cida em Pirenópolis Goiás” o vídeo foi feito para comemorar os 20 anos do local. Foi produzido pelo produtor Itamar Gonçalves, dirigido pelo cineasta Carlos Del Pino, com depoimentos dos donos da casa e participação de músicos da cidade, amigos e clientes do restaurante.

Para quem desejar assistir o clipe está disponível no YouTube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ugvd395uxx0

Fotos de Lorena Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.