• 20 de maio de 2022 01:45

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Brasília recebe 4ª Edição de Festival de Blues e Jazz

Nubia Paula

ByNubia Paula

jul 24, 2018
Advertisement

Evento reúne importantes artistas de blues e jazz e atrai adultos e crianças

Brasília recebe 4ª edição do Festival de Blues e Jazz, realizado pelo BB seguros, no dia 04 de agosto, das 14h às 22h, no Parque da Cidade. O evento gratuito contará com apresentações de Al Di Meola, Lil Jimmy Reed, Pepeu Gomes, Leo Gandelman, O Bando, Marlene Souza Lima e BB Seguros Jazz Band.

A quarta edição do Festival BB Seguros, que até 2017 era BB Seguridade, vem cercada de grandes expectativas, especialmente devido ao número de participantes das últimas apresentações.Os shows atraíram ao todo 103 mil pessoas no ano passado e este ano já ultrapassa a casa de 38 mil nas apresentações de Curitiba e Belo Horizonte.

O evento foi criado com um conceito simples: um dia para curtir com a família e os amigos. Para que isso se concretize, os shows são sempre realizados em locais ao ar livre, com bons espaços para o convívio social, no melhor espírito “música no parque”. Dedicado á toda a família, o festival  contará com programação infantil como oficina de desenho e colagem, pintura, malabares.

Desde 2015, em sua edição inaugural, o Festival apresentou grandes nomes, como Stanley Jordan, Hermeto Pascoal, Nuno MindelisLouis Walker, Wallace . Também já participaram Roney Quintet, Blues Etílicos, Hamilton de Holanda, Maria Gadú, Steve Guyger, Marco Lobo Quinteto, David Liebman, Toninho Horta, entre outros.

O projeto é realizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BB Seguros e realização da Marolo Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programação e horários dos show em São Paulo

14h00 – BB Seguros Jazz Band

14h30 Marlene Souza Lima15h30 – O Blues de Jimi Hendrix com o Bando

16h30 – Leo Gandelman no show “Yellow Sax Marine”, com Julio Bittencourt Trio

18h00 – Lil Jimmy Reed

19h00 – Pepeu Gomes em show instrumental

20h30 – Al Di Meola no show acústico Opus

Al Di Meola

 

Al Di Meola- Foto Ben Wolf

Al Di Meola, um dos grandes guitarristas e violonistas do mundo, estará no Festival BB Seguros de Blues e Jazz com o show da sua turnê acústica OPOUS, trazendo aos palcos do Festival as músicas do álbum homônimo, lançado em fevereiro de 2018. O show dá destaque para o repertório do novo trabalho, mas também explora músicas símbolos da sua carreira, que completa 45 anos de uma trajetória com diversos prêmios, entre eles o Grammy, principal premiação da música mundial.

Para Al Di Meola, o seu mais recente álbum foi uma oportunidade de crescer como compositor. “Com o OPUS, eu queria valorizar mais o meu lado compositor, porque eu acredito que faz parte de uma evolução do meu trabalho como guitarrista/compositor para compositor/guitarrista”, diz.

OPUS é uma jornada musical que celebra sua carreira desde os primeiros anos até o seu último álbum. O show acústico contará com algumas releituras de Astor Piazzolla, Lennon e McCartney, além do repertório do novo álbum. O norte-americano se apresenta com seu trio, acompanhado pelo o italiano Fausto Beccalossi ao acordeon e o cubano Kemuel Roig ao piano. AL Di Meola não se apresentava no Brasil desde o início dos anos 2000, o que faz dessa apresentação no Festival BB Seguros de Blues e Jazz uma oportunidade única para os amantes do virtuosismo.

Al Di Meola foi pioneiro em unir world music ao jazz. Ao longo de mais de quatro décadas, o lendário guitarrista explorou na sua música as ricas influências do flamenco, tango, da música do oriente médio, brasileira e africana. Seus álbuns venderam mais de oito milhões de cópias, fazendo dele o artista de jazz fusion com mais discos vendidos em seu gênero. Em seus mais de 40 anos de carreira marcados por gravações que tiveram grande influência no mundo da música e diversas turnês internacionais, Al Di Meola foi também o musico que mais vezes foi eleito melhor guitarrista na história da prestigiada revista “Guita Player”.

 Pepeu Gomes

Pepeu Gomes, Foto Marcus Hermes

Pepeu Gomes iniciou a carreira aos 14 anos, quando fugiu da casa dos pais em Salvador, na Bahia, para viver da música. Fez parte do movimento que revolucionou a música brasileira pós-bossa nova, incluindo a guitarra elétrica na música brasileira, com o grupo Novos Baianos. Pepeu já foi considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria “world music”.
No Festival BB Seguros Pepeu Gomes vai apresentar seu lado instrumental, trazendo ao palco o repertório do seu álbum Alto da Silveira passando também pelo universo do blues.

Lil’Jimmy Reed

Um dos últimos bluesman lendários da Louisiana. Aos 80 anos Lil’Jimmy Reed continua tocando e fazendo turnês elo mundo e desembarca no Brasil em julho e se apresenta no B.B.Seguros de Blues & Jazz.

Lil Jimmy Reed -Foto Juliana Lana

Lil Jimmy simboliza o clássico e tradicional blues. Nascido no final da década de 1930, em uma cabana de armas de fogo em Hardwood, Los Angeles, uma pequena cidade de plantações de algodão e serrarias na região do Mississippi. Leon cresceu perto de um clube onde todas as noites ele ouvia o lamento do blues do outro lado da rua. Aos seis anos tinha sua própria guitarra.

Depois de anos tocando pequenos clubes e tabernas, Lil ‘Jimmy foi servir seu país nas forças armadas. Desde que retornou à vida civil, sua carreira brilhou. Ele dividiu o palco com B. B. King e Bobby “Blue” Bland em grandes festivais no Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Suíça. Em 2016 ele colocou a Itália e a Espanha em sua rota. Os milhares de fãs reconhecem que as performances de Lil Jimmy são quase a última chance de ouvir o som puro e não adulterado do autêntico Blues da Louisiana. Lil Jimmy continua a tocar pelos EUA, Europa e por todo o mundo.

Leo Gandelman no show Yellow Sax Marine

Leo Gandelman acompanhado por Julio Bittencourt Trio interpreta clássicos dos Beatles em versões instrumentais inusitadas.

Leo Gandelman – com trinta anos de carreira solo, é um instrumentista versátil que vai da MPB à música clássica com a mesma desenvoltura. Participou de gravações antológicas de praticamente todos os grandes nomes da música brasileira. Seu álbum ‘Solar’ vendeu mais de cem mil cópias, um feito para um instrumentista, o que o tornou um artista pop.

Julio Bittencourt Trio – formado por Julio Bittencourt – bateria, Marcos Paiva – baixo acústico e elétrico e Luciano Bittencourt – guitarra e violão o trio participa do cenário da música instrumental brasileira desde 2001, se destacando com uma linguagem que mixa a rica música brasileira as tendências do jazz mundial.

O Bando

O Bando -Carol Prates

Minas Gerais é berço de grandes talentos musicais, é o coração do Clube da Esquina. Mas, entre as montanhas de Minas também pulsam fortes estilos como o blues e o rock and roll. O grupo mineiro O Bando apresenta o melhor do Blues, mesclando grandes sucessos a um repertório próprio.  Os mineiros já se apresentaram ao lado de nomes como Os Paralamas do Sucesso no Circuito Brasil Musical, em João Pessoa (PB), entre outros. O Bando tradicionalmente faz a abertura do Festival Música do Mundo, que está na 7ª edição.

Para a apresentação no Festival BB Seguros de Blues e Jazz, O Bando preparou um repertório especial que dá destaque à face bluseira de um dos maiores ícones da guitarra, Jimi Hendrix.

Marlene Souza Lima 

Marlene Souza Lima nasceu no Rio de Janeiro, mas cresceu em Brasília. Conhecida como “a guitarra feminina do jazz”, Marlene Souza Lima tem anos de experiência e uma formação invejável. Na década de 80, começou seus estudos na Escola de Música de Brasília.

Marlene Souza Lima -Erivelton Viana

Em 1994 Marlene foi para os EUA para estudar Inglês na California State University, East Bay. Nesse período ela frequentou o curso de improvisação da CalState, e com eles se apresentou no Departamento de música. De volta ao Brasil se apresenta por diversas casas e teatros do país. Em Brasília leciona particularmente e nos anos de 2004 a 2009 monta seu curso de música, o Usina de Sons Curso de Música. Em 2011 lança seu primeiro álbum, intitulado “My Way” e com ele se apresenta por Brasília, Goiás e São Paulo. Tem matéria publicada na Revista Guitar Player-edição de abril de 2014 alusiva a sua carreira musical.

Com inspiração nos guitarristas de jazz Pat Metheny e John Scofield, Alemão e Helio Delmiro do Brasil, entre outros, a instrumentalista impressiona nos diferentes estilos musicais os quais resolveu se dedicar. Seja no samba, no frevo, no baião ou no jazz, Marlene sempre deixará sua marca pessoal.

BB Seguros Jazz Band

Formada especialmente para o projeto, traz o estilo das tradicionais street jazz bands para o Festival, com os músicos circulando entre o público.

Entre as músicas do seu set list, estão incluídas Ice cream” (H. Johnson, B. Moll, R.King), “Georgia on my mind” (Ray Charles) e “I’ ve found a new baby” (Ethel Waters).

Alexssandro Rodrigues da Silva – Tuba, Flávio Rodrigues Nunes Junior – Banjo, Eloy Porto Neto – Trombone, Dalmo Di Napoli Guzela – Washboard, Washington Feliciano de Barros – Trompete e Augusto Cesar da Silva Vechini – Sax.

 

Serviço

4ª. Edição do Festival BB Seguridade de Blues e Jazz – Brasilia (DF)

Local: Estacionamento 4 do Parque da Cidade

Endereço: CES- Eixo Monumental Sul- s/nº-

Dia: 04 de agosto (sábado)

Horário: das 14h às 22h

Classificação Indicativa: livre
Gratuito
Mais informações:
https://www.facebook.com/Festival-BB-Seguridade-1672514106310646/Seguridade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.