• 29 de junho de 2022 01:04

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Seta Arquearia

Programa de autoconhecimento ajuda jovens a tomar decisões

Nubia Paula

ByNubia Paula

jul 25, 2018
Advertisement

O Programa Teen Mentors auxilia nos momentos difíceis e decisivos, como a fase de colégio, separação dos pais, momentos de insegurança, depressão, mudanças, perdas, frustrações, na escolha vocacional e toda a demanda resultante desta transição.

Para ajudar crianças e jovens que estão enfrentando desafios e buscando um caminho pessoal e profissional, a psicóloga Patrícia Estrela idealizou o Projeto Teen Mentors, um programa de mentoria e orientação para crianças, adolescentes e famílias.

O projeto foi desenvolvido para que crianças e adolescentes vivenciem, ao longo de três meses, novos conteúdos, conhecimentos e oportunidades que os preparem para suas futuras escolhas e oportunidades da vida. Como nesta fase os adolescentes querem e necessitam se tornar gestores do seu próprio caminho, o projeto busca proporcionar o conhecimento necessário para escolhas saudáveis e produtivas.

“No Teen Mentors, em meio a jogos interativos, exercícios rotineiros, dinâmicas e ferramentas de profunda reflexão e tomada de consciência, são levantados questionamentos de identidade, merecimento, capacidade, valores e propósitos de vida”, diz a psicóloga e idealizadora Patrícia.

Durante o projeto os jovens passam pelo desenvolvimento de quatro competências: autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, inteligência emocional e orientação vocacional e profissional.

A metodologia é inovadora e dinâmica, com base nos objetivos da vida de cada um, Patrícia ressalta que o projeto é em grupo, porém o desenvolvimento é individual. Com a fundamentação baseada na Psicologia Positiva, Terapia Cognitiva Comportamental, Coaching Emocional e Integral Sistêmico, Programação Neurolinguística e Física Quântica, o Projeto Teen Mentors, de modo acolhedor e terapêutico, leva a criança e o adolescente a enxergar novas oportunidades e fazer os planejamentos necessários para a realização de seus sonhos.

O programa começa com o Autoconhecimento, que tem por foco a automotivação e amor próprio, onde se trabalha a aceitação, o respeito, o perdão e a gratidão. A segunda fase de Desenvolvimento Pessoal tem o objetivo de potencializar as capacidades de entendimento do conceito da auto responsabilidade, onde cada um passa a ser responsável por suas escolhas, estimulando a reconhecer suas habilidades e compreender os princípios e a importância da educação financeira para a realização de uma vida próspera.

Na terceira fase são abordados temas da Inteligência Emocional, onde o foco é o gerenciamento das emoções nos momentos de frustações, imprevistos, medo, insegurança, irritabilidade, ansiedade, rejeição. E também como lidar com a depressão, pânico, angústia, euforia, déficit de atenção, hiperatividade.

“Trabalhamos também a importância dos relacionamentos, em especial a relação com a família, o processo de perdão e ressignificação de traumas”, explica a psicóloga.

A quarta etapa, chamada de Orientação Vocacional e Profissional, é para cada jovem traçar um plano focado em disciplina e determinação para desenvolver o empreendedorismo em primeiro estágio na sua própria vida, compreendendo a importância de ver a vida como uma empresa, com departamentos interligados que se relacionam com o departamento familiar, saúde, social, conjugal, financeiro, intelectual, profissional, emocional e espiritual.

Além disso é possível iniciar o entendimento de sua vocação, percebendo a necessidade de viver uma vida com propósito, onde é possível desenvolver uma profissão relacionada a suas habilidades, proporcionando a formação de um profissional realmente engajado em uma causa maior, contribuindo, desta forma, no desenvolvimento de toda uma sociedade.

Patricia afirma que Teen Mentors não é um curso e sim um Projeto de vida.

O módulo “Eu sou um Precursor” ocorre em 12 encontros e ao final eles concluem com seu TCC, (Trabalho de Conclusão de Curso), onde é apresentado no projeto final com a presença da família, amigos e convidados.

Segundo Patrícia, que também atua como mentora, coach e escritora, o objetivo do projeto é que o aluno saia apto a lidar com as adversidades e oportunidades da vida, ter relacionamentos saudáveis e se tornar um cidadão responsável e realizado pessoal e profissionalmente. Acreditando que o autoconhecimento é o caminho mais eficaz para um futuro de realizações, Patricia convida os mentorados a serem Precursores.

Os precursores são pioneiros, semeadores de novas e boas sementes. Ao afirmar que uma pessoa é precursora de algo, significa que é pioneira em apresentar determinada ideia, comportamento ou ação. Uma nova maneira de ver a vida e se relacionar com o mundo, para que nossos jovens sejam realmente precursores de uma nova geração.

Desde 2017, o programa já atendeu mais 350 crianças e está com vagas para novas turmas de precursores.

“Antes eu tinha muita raiva da minha mãe, mas eu aprendi durante o curso, que ela é a minha melhor amiga, e que quando todos forem embora será ela quem estará ao meu lado. Além disso, eu não sabia lidar com as minhas emoções e fiz novos amigos. Para tudo tem uma saída. E o Teen Mentors te ajuda a mostrar isso.” Ana Vitória, 15 anos.

“Aprendi que para mudar o mundo, você tem que mudar o seu mundo primeiro… No projeto eu fiz novas amizades e me ajudou nas minhas reflexões. O projeto é incrível” Gustavo, 15 anos.

“Aqui no Teen Mentors eu aprendi a ter mais paciência com meu irmão, mais amor e respeito com meus pais. Eu aprendi também a parar de ser infeliz, a fechar as cicatrizes, as feridas e conseguir seguir em frente, ser feliz de verdade!” Vitor, 16 anos.

“Eu tinha bastante dificuldade em matemática, quando entrei eu estava em uma fase muito difícil da minha vida, e o Teen Mentors me ajudou muito a ter mais foco, a seguir meus sonhos e a atrair tudo de bom. Eu geralmente pensava coisas ruins, e eu também tinha pouca paciência com meu irmão e não tinha muito afeto dos meus familiares. O Teen Mentors me ajudou a ter mais gratidão com as pessoas do meu vínculo e tentar compreender os outros, ter bons pensamentos e ter uma vida feliz” Marina, 13 anos.

SERVIÇO:

Projeto Teen Mentors

61 98133-7899

www.teenmentors.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.