• 21 de maio de 2022 05:43

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Inscrições para a 13º Semana Nacional de Conciliação terminam este mês

Nubia Paula

ByNubia Paula

ago 21, 2018
Advertisement

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006

Quem deseja solucionar conflitos por meio da conciliação pode se inscrever, até o próximo dia 30 de agosto, na 13º Semana Nacional de Conciliação, que ocorre entre 05 e 09 de novembro deste ano.  O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizado, anualmente, desde 2006.

O cidadão que deseja resolver o conflito pela via alternativa deve procurar o tribunal em que o caso está tramitando e pedir a inclusão do processo na Semana Nacional da Conciliação. Além disso, há outra forma de conciliar, a pré-processual – quando o processo ainda não foi instaurado e uma das partes procura o auxilio de conciliadores.

Os tribunais também selecionam os processos que possuem possibilidade de acordo e intimam as partes para tentar a conciliação. Em 2017, mais de 750 mil pessoas foram atendidas e 225 mil processos que estavam em tramitação na Justiça foram solucionados de forma consensual. No total, foram realizadas 318.902 audiências, das quais 70% resultaram em acordos.

De acordo com o CNJ, o valor desses acordos atingiu a soma de R$ 1,57 bilhão e a iniciativa reuniu 5 mil magistrados, 6,4 mil conciliadores e 6,8 mil voluntários na esfera estadual, federal e do trabalho.

“A conciliação tem se tornado a melhor forma de solucionar conflitos e pode ser utilizada em diversos casos, como pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio”, explica a conciliadora e mediadora da Vamos Conciliar, Catarina Urraca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.