• 20 de maio de 2022 01:11

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Inscrições abertas para o projeto Arte e Cultura Vive

Nubia Paula

ByNubia Paula

ago 30, 2018
Advertisement

Ocupação Mercado Sul Vive recebe cinco oficinas culturais. Ao todo, são 176 vagas

Dudu-Oliveira – Foto: Projeto Waldir Azevedo

Interessados em participar dos cursos de construção de instrumentos de papel, de teatro e circo, samba do recôncavo baiano, cavaquinho e de capoeira, já podem se inscrever no projeto Arte e Cultura Vive. A iniciativa integra as ações da ocupação Mercado Sul Vive e oferece 176 vagas, distribuídas em cinco oficinas gratuitas. As inscrições podem ser realizadas enquanto houver vagas pelo telefone 99329-3508 ou presencialmente.

O projeto foi idealizado pelo artista Cid Aroeira e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. “É uma oportunidade de agregar conhecimento, desenvolver a arte e cultura a popular, além de manter viva a ocupação do Mercado Sul”, destaca Aroeira.

Juraci Moura

As aulas começam neste sábado e ocorrem até 1º de dezembro, no Mercado Sul, em Taguatinga. Elas são destinadas a crianças, jovens e adultos. Não há pré-requisitos. São 40 vagas para a oficina de construção de instrumentos musicais de papel, 40 para Samba de Roda do Recôncavo Baiano, 40 para Capoeira e 40 para Circo. Já o curso de Cavaquinho disponibilizará 16 vagas. Ao final dos trabalhos, será apresentado um espetáculo junto com os professores, na Feira do Guará.

Unindo consciência ambiental e música, o artista Juraci Moura vai ministrar a oficina de construção de instrumentos musicais. Há sete anos, ele desenvolve a tecnologia para confeccionar instrumentos de percussão com papel de saco de cimento, papelão e cola. Ao longo das aulas, será possível aprender a fazer atabaques, pandeiros, zabumbas, surdos, Cajon, entre outros instrumentos, de forma ecologicamente correta.

Samba Reconcavo – Foto: Webert da Cruz

No curso samba do recôncavo baiano, serão abordadas técnicas de percussão. As aulas ficarão a cargo de Cid Aroeira, contramestre de capoeira, cantador, percussionista e guardião da cultura popular. Ele é natural de Cachoeira, cidade no interior da Bahia, e vai trazer o melhor do Samba da região do recôncavo.

Ainda no ritmo da música, o maestro da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília e diretor do Projeto Waldir Azevedo, Dudu Oliveira, vai ministrar aulas do instrumento. O mímico e educador Abder Paz será responsável pela oficina de Teatro e Circo. Já as aulas de capoeira ficarão a cargo do mestre Fred Cachorrão, do Grupo Raça.

Serviço:
Arte e Cultura Vive – Oficinas Culturais Gratuitas
Quando: A partir de 1º de setembro.
Inscrições pelo telefone (61) 993293508 ou presencialmente, enquanto houver vaga.
Mais informações: arteeculturavive@gmail.com
Total de vagas: 176
Onde: Mercado Sul – QSB 12/13, Taguatinga Sul | Inscrições: Bloco b, loja 12.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.