• 17 de agosto de 2022 16:49

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

DURMO CANSADO, ACORDO DO MESMO JEITO

Nubia Paula

ByNubia Paula

set 13, 2018
Advertisement

DURMO CANSADO, ACORDO DO MESMO JEITO

Dormir durante poucas horas e sentir-se cansado no outro dia é normal e até lógico. Nada que uma boa noite de sono não recupere. Mas há pessoas que sentem no dia-a-dia um cansaço desproporcional ao esforço, ou ainda pior, já acordam cansadas e indispostas mesmo após terem dormido normalmente.

Pra quem sente esse cansaço crônico e não dorme bem, a primeira conduta é cuidar da higiene do sono, procurando estabelecer e respeitar horários para dormir e acordar, evitar atividades que estimulem a função cerebral e deixem mais ligado próximo a hora de deitar, evitar o consumo de café e estimulantes no período noturno e evitar praticar exercícios físicos mais vigorosos à noite. Além disso, é possível associar sob orientação profissional o uso fitoterápicos e chás, que auxiliam a modular o cortisol e otimizar o eixo serotonina- melatonina, o que ajuda a ter um sono mais contínuo e reparador.

Mas, nem sempre a causa do cansaço crônico está no sono. Outros fatores podem levar ao mau funcionamento do corpo e fazer com que a disposição caia gradativamente ao longo do tempo. É só imaginar o corpo como uma máquina cheia de engrenagens, que se não receber as manutenções constantes e periódicas, as engrenagens não conseguirão trabalhar direito e cada vez a máquina funcionará mais lentamente, até quebrar. Alguns desses fatores são:

– Sedentarismo
– Stress descompensado
– Ingestão energética insuficiente
– Má distribuição das refeições ao longo do dia
– Deficiências de vitaminas e minerais
– Resistência à insulina / Diabetes mellitus
– Desbalanços hormonais (tireóide, hormônios sexuais e adrenais)
– Disfunção intestinal (constipação/diarreia)
– Intoxicação por metais pesados
– Hidratação insuficiente

Como muitos fatores podem contribuir para o cansaço crônico, o caminho para tratar não é simples e único. Tem que fazer boa investigação por meio de exames para nortear melhor quais são as condutas a serem tomadas. O que não se deve é se acostumar e achar que esse cansaço é normal, porque não é. É um indício de que algo não está bem e deve ser tratado.

Se é o seu caso, procure um bom nutricionista para te avaliar individualmente e ajudar não só na melhora do seu físico, mas também da sua disposição e produtividade.

Dr. Renato França
Nutricionista pela Universidade de Brasília – UnB
Diplomado pelo The Institute por Functional Medicine – EUA
Especialista em musculação e treinamento de força pela UnB www.clinicarenatofranca.com.br
Instagram @nutricionistarenatofranca
Atendimentos em Brasília – DF na Clínica de Nutrição Renato França Agendamento de consultas: (61) 3349-1101 ou 99857-0210 (Ligações//WhatsApp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.