• 4 de julho de 2022 06:22

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Valeria Souza

As doçuras de Portugal

Nubia Paula

ByNubia Paula

nov 20, 2018
Advertisement

As doçuras de Portugal no Tejo Restaurante

Casa aposta em doces cheios de história e tradição

 

Rocambole de chocolate amargo com baba de moça

Que o Tejo Restaurante é um cantinho de Portugal em Brasília todo mundo sabe. Mas o que muitos podem não saber é a quantidade de doces portugueses tradicionais que a casa oferece, todos eles com muita história. A principal característica deles é que a maioria leva ovos, em especial gemas.

Ovos Nevados
Foto:Sérgio Cardoso

Entre os séculos XVIII e XIX, Portugal era o maior produtor de ovos da Europa. As claras eram exportadas e usadas como elemento purificador na produção de vinho branco e para engomar roupas. E as gemas eram inicialmente colocadas no lixo ou dadas a animais como alimento. Mas, com a chegada do açúcar das colônias portuguesas, o cenário mudou: as freiras, que muitas vezes iam para os conventos somente por imposição social, começaram a passar o tempo misturando açúcar com ovos. Daí surgiu o nome Doces Conventuais, que vêm de Convento.

Pastel de nata
Foto: Nai Olliver

 

 

 

 

 

 

 

Mas, a partir de meados do século XVIII, quando foi decretada a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, as freiras e monges foram confrontados com a necessidade de angariar dinheiro para seu sustento. A venda de Doces Conventuais foi uma das formas encontradas para melhorar a situação financeira.

Torta de nozes com baba de moça e calda de goiaba

No Tejo, é tanta opção que escolher só uma fica difícil: há a Sericaia, feita com leite, leite condensado e ovos, os Ovos moles com canela, os Ovos moles com amêndoas, a Encharcada de fio de ovos, que leva ovo, água e açúcar, os Ovos nevados, as Farófeas, claras de ovo cozido com calda de ovos nevados, o Rocambole de chocolate com baba de moça, a Torta de nozes com baba de moça e calda de goiaba, e, claro, não poderia faltar o clássico Pastel de Nata, que leva creme de leite e ovos em uma massa folhada deliciosa. E, para harmonizar com essas delícias, o sommelier da casa, Eugenio Cue, indica dois rótulos: o Sol Fa Soul Moscatel (R$99) e o Vinho do Porto Taylor’s (R$58 a taça).

Serviço

Tejo Restaurante – Doces tradicionais portugueses

Horário de funcionamento da casa: de terça a sábado das 12h às 15h e das 19h às 00h e domingo das 12h às 17h

Endereço: 404 Sul, Bloco B, loja 27

Telefone: 3264 – 7005

Facebook: Tejo Restaurante

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.