• 17 de agosto de 2022 16:50

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Bio Mundo

Espetáculo “Vida de Circo” arrecada roupas de ballet para meninas de projeto social

Nubia Paula

ByNubia Paula

jan 21, 2019
Advertisement

Espetáculo “Vida de Circo” arrecada roupas de ballet para meninas de projeto social

Fotos:Nityama Macrini

O Grupo de Dança do Colégio Mackenzie Brasília e o Corpo de Baile do projeto social Garatuja fazem apresentações como a do espetáculo de ballet “Vida de Circo”, que aconteceu no Teatro Plínio Marcos do Complexo Funarte, com o objetivo , além de pôr em prática todo o trabalho desenvolvido com as alunas, arrecadar roupas de dança que serão doadas para as bailarinas do Garatuja.


Organizado pela professora de dança Maria Antonieta Vilela Mendes, dentro do programa Mackenzie Voluntário 2018, o espetáculo tem a duração de 45 minutos e é resultado do Prêmio: Interações Estéticas 2010, residências artísticas em pontos de cultura, promovido pelo Ministério da Cultura.


As bailarinas que se apresentaram têm de 8 a 15 anos e cursam do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Segundo Maria Antonieta, o evento não é apenas uma apresentação de ballet, já que as alunas serão responsáveis por todo o andamento do espetáculo.


“Para as meninas do Mackenzie, é uma grande experiência, pois elas estão tendo a oportunidade de conduzir um espetáculo todo, sem a presença de profissionais da dança em cena. A hora é delas! Além de compartilharem o palco com outras bailarinas, elas estão unidas pela dança e fazendo uma boa causa”, destaca a organizadora do evento.


A bailarina e diretora do Garatuja, Dani Couto, diz que o projeto social tem como principal objetivo elevar a autoestima das meninas por meio da arte. O espetáculo, por sua vez, representa “a união de diferenças, tão importante para a formação das crianças e adolescentes”.

“A apresentação em um palco como o Plínio Marcos coloca em prática todo o trabalho desenvolvido dia a dia com elas em sala de aula. Sabemos que a emoção de estar no palco para uma bailarina é indescritível, e nesse projeto do Mackenzie, embora elas dancem com meninas de um nível socioeconômico diferente, todas partilham dos mesmos sonhos e da alegria de dançar”, destaca.

Programa Mackenzie Voluntário

O programa Mackenzie Voluntário tem o objetivo de desenvolver a cultura do voluntariado em todo o Brasil. Por meio deste programa, milhares de pessoas são mobilizadas para fazer o bem em suas comunidades.

Mais informações com a Coordenadoria de Projetos Sociais do Instituto Presbiteriano Mackenzie, pelo e-mail voluntariado@mackenzie.br, ou no site www.mackenzie.br/voluntario.

Projeto Garatuja

Garatuja é um projeto social que atua na comunidade de São Sebastião, região Administrativa do DF. Teve início em 2006, por iniciativa da bailarina Dani Couto que, durante uma de suas apresentações, sentiu o desejo de dividir com outras pessoas os aplausos recebidos da plateia. Foi com esse impulso, e apesar de todas as dificuldades inerentes a um projeto social, que surgiu o Projeto Garatuja em área de grande vulnerabilidade e risco social do DF.

Garatuja significa rabisco, traçado, desenho de criança. No entanto, a palavra também pode ser traduzida como o desejo de colocar no papel sonhos e conquistas; uma forma de enxergar e apresentar ao mundo a ótica infantil, apoiada nas mãos de voluntários que buscam desenvolver traços sólidos na educação e formação das meninas que fazem parte do Garatuja.

Atualmente, o Projeto atende 62 meninas de 6 a 18 anos. São ofertados, além de aulas de ballet clássico e dança contemporânea, reforço escolar, lanche aos sábados, acompanhamento nutricional e atendimento às famílias.

O Garatuja é Ponto de Cultura do DF, e conta com o apoio financeiro de pessoas físicas para subsidiar as despesas necessárias à existência do Projeto. Conta, ainda, com a colaboração de profissionais das mais diversas áreas, como dentistas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, para atender à demanda de suas alunas.

O Projeto ainda não possui sede própria, nas sonha adquirir esse espaço para a melhor oferta das atividades à comunidade.

Mais informações na página do projeto no Facebook (www.facebook.com/ProjetoGaratujaBrasilia) e no Instagram (@projetogaratuja).

Serviço:

Contatos: (61) 98186-4620 (Maria Antonieta Vilela Mendes)

Dani Couto (61) 99902-6306

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.