• 21 de maio de 2022 06:42

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Sedação Consciente na Odontologia

Nubia Paula

ByNubia Paula

jan 21, 2019
Advertisement

Sedação Consciente
Saiba como ela pode tornar o atendimento odontológico bem mais confortável !

A Sedação Consciente consiste no uso do Óxido Nitroso associado ao Oxigênio , proporcionando intenso relaxamento, sedação consciente, analgesia e consequente controle do medo, “stress” e da ansiedade.

Na Europa e EUA esta já é uma prática rotineira e de muito sucesso. Por isto a IGM, que está sempre buscando mais para seus pacientes, investiu na aquisição do equipamento de Óxido Nitroso e no curso de certificação para que possamos oferecer mais este benefício para os pacientes que possam precisar. O óxido nitroso está indicado para pacientes com necessidades especiais, pacientes ansiosos, que possuem pânico e medo de dentistas ou simplesmente querem se sentir mais relaxados durante o tratamento.

Dra. Ilana Marques e Paciente tranquilo.

61 Brasilia: COMO FUNCIONA?

Este gás é responsável pela liberação de endorfina, que é um hormônio endógeno, semelhante a morfina, que tem um efeito analgésico potente.

61: A RECUPERAÇÃO DOS SENTIDOS É DEMORADA?

A analgesia inalatória com oxido nitroso é a única técnica de sedação, que permite a completa recuperação do paciente em curto espaço de tempo pós-sedação, ou seja: de 3 a 5 minutos, o paciente estará apto em 98% dos casos, a retornar as sua atividades, inclusive dirigindo e operando máquinas, pois 99% do óxido nitroso terá sido exalado do organismo, através da respiração.

61: A SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO É SEGURA?

Sim. Muito embora qualquer técnica anestésica e/ou qualquer tratamento tenham um risco embutido em si, a sedação com óxido nitroso é tida como um dos métodos anestésicos mais seguros em utilização atualmente. Não há nenhum relato de morte na literatura Mundial atribuída à sedação exclusivamente com óxido nitroso + oxigênio.

61: A SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO É IGUAL A SEDAÇÃO GERAL?

NÃO. A sedação com óxido nitroso e oxigênio é um método que adequadamente utilizado produz sonolência leve, diminuição da sensação dolorosa e diminuição da ansiedade, mas mantém o paciente acordado, cooperativo, respirando espontaneamente e com todos os seus reflexos de proteção íntegros. A GERAL, é sedação profunda em âmbito hospitalar e o paciente fica inconsciente e não responsivo a nenhum comando e os pais não podem ficar presentes durante o procedimento.

61: COMO SE ADMINISTRA A SEDAÇÃO COM ÓXIDO NITROSO?

Através de equipamentos desenvolvidos especificamente para esse fim, o cirurgião dentista acopla uma máscara nasal…

Serviço: IGM Odonpediatria

STN Conj O Ed Life Center sls 201, 203, 207, 209,210,211 Asa Norte Brasilia DF Tel: 61 3447-8229

@igmodontopediatria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.