• 29 de junho de 2022 01:01

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Ecam e IEPA assinam termo de cooperação para aprimorar pesquisas em Arqueologia

61brasilia

By61brasilia

fev 5, 2019
Advertisement

Ecam e IEPA assinam termo de cooperação para aprimorar pesquisas em Arqueologia

Parceria consolida a união das instituições para o avanço das pesquisas do Núcleo de Arqueologia da IEPA

A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) firmaram com termo de cooperação técnica no Estado do Amapá. Com isso, a Ecam oferecerá capacitações em geoprocessamento e banco de dados, a partir de ferramentas do ODK, Google Earth e outros programas, uma forma de utilizar a tecnologia para melhorar ainda mais as metodologias de pesquisa.

A partir de agora, a equipe do Núcleo de Arqueologia do IEPA (NuPArq/IEPA contará com esse suporte, com formações específicas para o componente de Diagnóstico Socioeconômico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Amapá (ZEE-AP), entre outras pesquisas arqueológicas. O contato dos técnicos e pesquisadores das 2 instituições possibilitará ainda construir uma proposta metodológica para o fluxo de dados dentro do NuPArq.

“Temos muito a comemorar com o convênio. Vínhamos obtento grandes resultados com o geoprocessamento de dados, tanto que fomos convidados este ano para apresentar em uma conferência do próprio Google, nos Estados Unidos. Agora estamos diante de um novo desafio e que nos deixa muito felizes em estar ao lado de pesquisadores brasileiros promovendo o avanço de tão importantes pesquisas”, destaca Vasco Van Roosmalen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.