• 26 de maio de 2022 21:34

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Pães de fermentação natural com alma francesa, uma surpresa no Ceasa.

61brasilia

By61brasilia

fev 23, 2019
Advertisement

Pães de fermentação natural com alma francesa, uma surpresa no Ceasa.

Diariamente, 100 pães, produzidos na fábrica Fortunatti, percorrem feiras e órgãos públicos de Brasília.

Por: Carol Cascão

Fotos:Nubia Paula

Mesmo os que mais gostam de escrever, entram em entressafra literária. Levar uma semana para criar um lead (gancho dos textos jornalísticos), após ter experimentado um pão maravilhoso de cacau com passas e ter entrevistado o padeiro, era sinal de que algo não ia bem ou ia bem demais. Os pães da Fortunatti – Pães de Fermentação Natural – mereciam algo à altura. Era responsabilidade demais para uma Carolina só. Pensei até em ser clichê e não fazer diferença no mundo ao intitular a matéria com os dizeres uma “petite boulangerie” no Ceasa, em Brasília, uma surpresa. E, na verdade, foi uma surpresa. Sejamos clichês de vez em quando.

O fato é que escrever sobre pão não precisa de lead. Pão é pão, desde que mundo é mundo. E o que acontece hoje, e muito na gastronomia em geral, é o resgate histórico da origem dos alimentos. Gustavo Kauer, proprietário e padeiro da fábrica, tem feito justamente assim. Os 12 tipos de pães da fábrica têm alma francesa, apresentação parisiense e sabor adaptado ao brasiliense -, todos produzidos com o próprio levain, um fermento natural, resultado da mistura de farinha de trigo, água, sensibilidade, paciência e um segredo que Gustavo não revela a ninguém.

 

“O segredo do pão está no fermento”, palavras de Kauer. O levain é quase um filho e, hoje, o dele já tem seis anos. Tem que alimentar, cuidar e oferecer a condição climática necessária (se fizer direitinho, o fermento vive a eternidade). Com tão pouca idade, o levain de Gustavo, produz 100 pães todos os dias, exceto aos domingos, há quase quatro anos. É muita responsabilidade para uma criança. Se calcular, quando ele atingir a adolescência, por volta de 15 anos, ele já terá sido pai de mais de 70 mil pães.

E não restam dúvidas, o fermento natural é a diferença dos pães artesanais, principalmente no sabor que é bem peculiar: mais ácido e aromático. E na validade -, dura bem mais que um pão comum. “Adaptamos o nosso levain ao gosto do brasiliense. Percebemos que o sabor forte, tradicionalmente falando, não agradava muito”, disse Kauer. Ele explica que durante dois anos, antes de abrir as portas da fábrica, ele criou muitos pães ao lado do pai e presenteava as pessoas com algumas degustações. A partir daí, ele percebeu o gosto e preferência dos futuros clientes.

Um pão feito com levain é nutricionalmente mais rico que um pão feito com fermento biológico comum. Na Fortunatti, os que fazem mais sucesso são os produzidos com farinha integral, como os multicereais e sete grãos. Um grande sucesso também é a nova invenção de Gustavo que leva banana, aveia e mel. E, dentre os queridinho dele, está o de gorgonzola com nozes. O pão com calabresa e panetone são feitos apenas sob encomenda e, segundo, Kauer, são imperdíveis e com sabor marcante.

 

Pães da Fortunatti

Integrais

*Multicereais
*Sete grãos
*Nozes
*Mandioca com côco
*Batata doce
*Banana, aveia e mel

Não integrais

*Azeitonas com alecrim
*Parmesão com ervas
*Cacau com passas e chocolate
*Ciabatta
*Gorgonzola com nozes
*Calabresa (por encomenda)
*Panettone (por encomenda)

 

Onde encontrar

Sábado: Ceasa-DF. Das 06h ao meio dia.
SIA Trecho 10 – Brasília, DF.

Sábado e Domingo: Feirinha de Águas Claras. Das 07h às 13h.
Avenida das Araucárias, Ao Lado do Quartel da Polícia Militar – Brasília, DF.
Terças:
*
Câmara dos Deputados, Anexo IV. A partir de 17 horas.
* Senado Federal. A partir de 07h ao meio dia.
* Tribunal Superior do Trabalho. A partir de 07h ao meio dia.
*Ministério da Saúde, no anexo, na feirinha de orgânicos. De 07h às 14h.

Todos os dias, mas só sob encomenda:
Fortunatti – Pães de Fermentação Natural
SCLN 406 bloco B loja 24, subsolo. Brasília – DF.
61 9993-6797

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.