• 1 de julho de 2022 22:27

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Cerveja com chá participa do maior concurso da América Latina 

61brasilia

By61brasilia

mar 6, 2019
Advertisement

Cerveja com chá participa do maior concurso da América Latina 

Receita desenvolvida pela Cervejaria Cozalinda, de Santa Catarina, utiliza como ingrediente especial um chá preto defumado da Tea Shop

Chá preto puro defumado Tea Shop

 

Um chá preto defumado da Tea Shop dá personalidade a uma cerveja concorrente no maior concurso da América Latina. É a Fumaceira, desenvolvida pela cervejaria catarinense Cozalinda para participar do Concurso Brasileiro de Cervejas em 2019. Com 3.115 rótulos inscritos, a competição é a terceira maior do mundo e integra a programação do Festival Brasileiro da Cerveja, de 13 a 16 de março, em Blumenau (SC).

Fumaceira com chá preto defumado Tea Shop

O chá escolhido pelo mestre-cervejeiro e sócio da Cozalinda, Diego Simão Rzatki, é o Formosa Tarry Lapsang Souchong, variedade cuja secagem ocorre ao ar livre sobre fogo feito de pinheiro, conferindo às folhas o tom vermelho escuro, o sabor característico e o aroma defumado. “Sou cliente da Tea Shop e, no dia a dia de sommelier, sempre pesquiso novos sabores. Fui até a loja em busca de um chá defumado e gostei muito do resultado”, diz Rzatki ao justificar a escolha.

Fundada em 2014, a Cervejaria Cozalinda tem sede em Florianópolis, no bairro Coqueiros, e fábrica em Águas Mornas, na região metropolitana da capital catarinense. É referência nacional em cervejas ácidas complexas, aquelas que, após a primeira fermentação, passam por um segundo processo de até um ano em barris de carvalho francês. Nesta etapa, leveduras e bactérias – e, no caso da Fumaceira, o chá – conferem à bebida um sabor marcante. No Concurso Brasileiro do ano passado, a Cozalinda ganhou quatro medalhas. Também conhecida por sour beer, a cerveja ácida caiu no gosto do consumidor brasileiro.

Fumaceira em produção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.