• 27 de junho de 2022 23:23

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

ParkShopping homenageia os 500 anos do legado de Leonardo da Vinci

61brasilia

By61brasilia

abr 2, 2019
Advertisement

ParkShopping homenageia os 500 anos do legado de Leonardo da Vinci

Réplicas de famosas pinturas e acervo do gênio italiano estarão em exposição gratuita

Entre os dias 5 a 24 de abril a exposição “Leonardo Da Vinci – 500 anos de Legado”. A mostra inédita e criada especialmente para a ocasião ficará montada na Praça Central e faz parte das homenagens do quinto centenário do legado de um dos maiores expoentes do Renascimento. Um movimento que originou um novo pensamento sobre o homem moderno e que até hoje é estudado e venerado como um dos períodos mais prósperos da história da humanidade.

Com curadoria da Associação Cultural Italian Art, a exposição é composta por cinquenta peças, entre pinturas, desenhos e manuscritos que tratam da botânica à anatomia, da mecânica à geologia e da matemática à geometria. Além de painéis informativos e das máquinas interativas fielmente reproduzidas por artesãos florentinos com base nos desenhos originais de Da Vinci. Entre as pinturas estão dez réplicas em tamanho natural, entre elas, da famosa Anunciação, da Última Ceia, do recém-descoberto Salvator Mundi e da mais famosa de todas: a Mona Lisa. Dos oito desenhos do artista, que fazem parte da mostra, seis são fac-simile em tamanho real e réplicas perfeitas de desenhos originais.

As incríveis máquinas criadas por Da Vinci terão um lugar especial e estarão representadas por trinta peças que têm quatro eixos temáticos: voo, hidráulica, mecânica e guerra. Entre elas estão a engrenagem lanterna, o rolimão três esferas e o mecanismo helicoidal. E mais, o visitante poderá conferir a segunda versão da máquina voadora, o criptex e o relógio, só para citar algumas inéditas.

Para o curador da mostra e presidente da Associação Cultural Italian Art, Luca Paolo Gori a data não poderia passar em branco. “É um presente que queremos dar para Brasília, em homenagem a esse gênio, que revolucionou a arte mundial e fez toda a diferença para a humanidade”, afirma Paolo. Já para a gerente de marketing do ParkShopping, Natália Vaz, é uma grande satisfação trazer para o shopping um pouco da história desse grande artista que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. “Além de dar aos nossos clientes a oportunidade de conhecer e interagir com algumas das invenções de Da Vinci, mais uma vez, apresentamos um evento, no qual a cultura está fortemente presente o que se reflete num papel relevante na contribuição do shopping com a sociedade”, enfatiza.

Para deixar a Praça Central ainda mais bonita, serão instalados dois grandes móbiles em formato de livros abertos e páginas flutuando com esboços de desenhos de Leonardo Da Vinci. Um convite para a família brasiliense se encantar com a exposição.

Serviço:

Leonardo Da Vinci – 500 Anos de Legado

De 05 a 24 de abril

Praça Central

Horário de visitação: De segunda a sábado das 10h às 22h; domingo, das 12h às 22h.

Entrada franca.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.