• 26 de maio de 2022 21:30

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Chocolate pode ser aliado da saúde e da beleza

61brasilia

By61brasilia

abr 13, 2019
Advertisement

Chocolate pode ser aliado da saúde e da beleza

Nesta época do ano é praticamente impossível não pensar e desejar um chocolate. O famoso “inimigo” das dietas ganha destaque com a proximidade da Páscoa e deixa muita gente ansiosa com a possibilidade de perder o controle e exagerar nos bombons.  Mas você sabia que a iguaria também pode ser um grande aliado da saúde e da beleza? Isso mesmo, é possível manter a boa forma optando pelos chocolates funcionais.  Mais saudáveis por serem feitos com alto teor de cacau, também podem ser enriquecidos com componentes ativos que auxiliam no emagrecimento.

Na Farmacotécnica, em Brasília, os chocolates terapêuticos são compostos por 54% de cacau, sem adição de açúcares (apenas com maltitol e sucralose como edulcorantes), sem glúten e lactose. Além disso, são excelentes opções para veiculação de princípios ativos, pois mascaram bem os sabores desagradáveis. A versão Anti-Doce é composta por hidroxitriptofano (5-HTP), magnésio, piridoxal 5-fosfato, ácido fólico, vitamina B12 e cromo picolinato, o que possibilita o controle da compulsão por doces, melhora a qualidade do sono e regula as oscilações de humor da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Ainda há uma versão específica para TPM, composta por vitamina B6, magnésio quelado, triptofano, l-theanina e piridoxa-5-fosfato. “A presença desses nutrientes bloqueia o ciclo vicioso que normalmente acontece quando comemos açúcar: onde ocorre um pico de insulina, com posterior queda rápida de açúcar no sangue e em breve uma nova vontade de comer doce. Ou seja, você sacia a vontade ao longo do dia e por mais tempo”, explica Janaína Martins, farmacêutica da Farmacotécnica.

Muito saboroso, o chocolate terapêutico pode ser consumido a qualquer tempo, uma vez que a ingestão regular pode atuar tanto no momento da crise, quanto de forma preventiva. “Além de possuírem os benefícios antioxidantes das substâncias flavonóides presentes no cacau, é muito interessante para aquelas pessoas que amam açúcar e que não resistem a um docinho diariamente”, avalia Janaína Martins. No entanto, mesmo com todos esses benefícios, a farmacêutica ressalta que não se deve exagerar na dose: o máximo são duas unidades (5 g cada) por dia.

Na Farmacotécnica, o chocolate também pode ser manipulado com outros princípios ativos, como probióticos, por exemplo, que mantém saudável a flora intestinal beneficiando a saúde de maneira geral.  Um deles, da cepa Bifidobacteriumanimalis,melhora o processo de proteção intestinal para pessoas que não digerem bem proteínas. O outro, o Lactobacillus acidophillus, aumenta a digestibilidade, corrige a microbiota intestinal durante o uso de medicamentos antibióticos e antifúngicos, reduz a má absorção intestinal e os distúrbios gastrointestinais. Também é possível incorporar uma grande quantidade de substâncias que auxiliam nas dietas de emagrecimento, como o glucomannan, o koubo, o citrus aurantium (laranja amarga), em doses de até 2g. “Com essas novas formulações dá para unir útil ao agradável. Deliciar-se com o chocolate, seguir a dieta e ainda manter-se saudável”, finaliza Janaína Martins.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.