• 20 de maio de 2022 01:03

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Faculdade oferece acompanhamento nutricional gratuito no Distrito Federal

61brasilia

By61brasilia

maio 8, 2019
Advertisement

Faculdade oferece acompanhamento nutricional gratuito no Distrito Federal

O serviço é prestado por professores e alunos do curso de Nutrição do Uniceplac e já beneficiou mais de 240 pessoas

  Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2018 revelou que 18,9% dos brasileiros é obeso e mais da metade da população (54%) já está com sobrepeso. O dado é preocupante e chama a atenção para os cuidados com a alimentação, numa época em que a falta de tempo contribui para a procura por refeições mais rápidas, práticas e nem sempre saudáveis. Diante dessa realidade, no Distrito Federal, professores e alunos do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac tem oferecido apoio e acompanhamento nutricional, gratuitos, para a comunidade local.

O serviço iniciou em 2017 e, desde então, já beneficiou mais de 240 pessoas. Os atendimentos possibilitam toda a anamnese nutricional, entrevista por meio da qual se conhece o histórico da saúde do paciente; além da avaliação física, feita pela bioimpedância, exame que indica a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura no corpo.

“Para preparar a dieta adequada, além de verificar as necessidades nutricionais de cada paciente, verificamos a importância de se realizar exames bioquímicos, atendimentos psicológicos, atividade físicas. Caso necessário, encaminhamos também para os outros projetos existentes na instituição”, explica a coordenadora e professora do curso de Nutrição, Danielle Barros, ao falar sobre o trabalho multidisciplinar que o serviço possibilita.

Os atendimentos, realizados por três professores e 25 alunos do curso de Nutrição, são destinados a adultos, crianças, praticantes de atividades físicas e pacientes com patologias (diabetes, dislipidemia, doenças autoimunes, hipertensão, câncer, entre outras). Para Renata Patrícia, aluna do 5º semestre, esta é uma oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que tem aprendido na em sala de aula. “É uma forma de exercitar o conhecimento e adquirir experiências para minha vida profissional”, comenta.

Os pacientes são acompanhados e orientados até o alcance dos objetivos e das metas. Os resultados, de acordo com Renata, têm sido satisfatórios. “Tenho conseguido êxito, na maioria dos casos, por fazê-los entender sobre a importância da nutrição, de uma vida saudável e do benefício que esta traz, não só na estética, mas como em toda a saúde do corpo”, conta a futura nutricionista, ao comemorar uma de suas conquistas. “A minha primeira paciente que mudou seu hábito alimentar conquistou seu objetivo e hoje estamos na fase de manutenção”.

A satisfação se reflete também no corpo docente, por perceberem o amadurecimento dos alunos diante da área que escolheram. “Com essa bagagem, ao se formarem, eles estarão mais seguros para seguir e viabilizar seu futuro profissional”, ressalta Danielle.

As consultas são realizadas as terças e sextas-feiras. Para ter acesso, os interessados podem solicitar o agendamento, por meio do telefone (61) 3035-3957, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Serviço

Acompanhamento nutricional gratuito

 Quando: Terças e sextas-feiras

Onde: Uniceplac (SIGA Área Especial para Industria nº 02 Setor Leste – Gama-DF)

Como agendar: (61) 3035-3957, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Sobre o Uniceplac – Fundado há mais de três décadas por Apparecido dos Santos, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac tem seu perfil caracterizado pela perseverança em proporcionar educação com altos padrões de qualidade, o que já lhe garantiu nota máxima no MEC. O Centro possui 25 cursos de graduação, sendo estes: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Letras Português, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Pedagogia, Radiologia e Sistema de Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.