• 17 de agosto de 2022 17:15

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Camerata Jovem do Rio de Janeiro em apresentação única aberta ao público no CTJ Hall

61brasilia

By61brasilia

maio 16, 2019
Advertisement

Camerata Jovem do Rio de Janeiro em apresentação única aberta ao público no CTJ Hall

  A música resgata, a música revela e transforma. A Camerata Jovem do Rio de Janeiro é um celeiro de talentos lapidados para que a arte possa fazer a mágica.

Fruto do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASM), ONG que realiza um trabalho socioeducacional de formação da cidadania e desenvolvimento humano por meio do ensino da música clássica para crianças, o grupo formado por adolescentes e jovens de comunidades em condição de extrema vulnerabilidade social tem emocionado plateias no Brasil e no mundo. Agora, é a vez de Brasília receber os musicistas. Eles se apresentam em concerto único e gratuito às 18h30, do dia 20 de maio, no Casa Thomas Jefferson Hall – SEP-Sul 706/906. “Quando se abre uma porta e se propõe uma oportunidade, o ser humano é estimulado a dar o seu melhor”, costuma dizer Fiorella Solares, musicista, produtora cultural e fundadora da Camerata Jovem do Rio de Janeiro.

Os instrumentistas que compõem a formação tiveram o primeiro contato com a música nos núcleos da ASM e, por seu notável desempenho, conquistaram um currículo com apresentações no Brasil e exterior. A ASM do Brasil oferece uma possibilidade aos jovens e à arte. “Essa chance tem revolucionado tudo na vida de talentos que estavam escondidos em comunidades que sofrem com a pobreza e o descaso. A Camerata derruba fronteiras. Nova York, Berlin e outras capitais do Brasil e do mundo já aplaudiram esses maravilhosos musicistas”, observa Luiz Carlos Costa, curador sociocultural da Casa Thomas Jefferson. Os talentos apoiados pela ASM recebem formação técnica musical que conduz ao ensino superior e à profissionalização.

ASM do Brasil – A ASM do Brasil foi fundada pelo maestro David Machado (1938-1995) e Fiorella Solares, violoncelista e produtora cultural. Atualmente, ela dirige a Instituição com extrema dedicação, competência, entusiasmo e profissionalismo. A ASM do Brasil atende a centenas de crianças e jovens em diversos núcleos onde as posturas positivas aprendidas são levadas às famílias, escolas e comunidades. Em vinte e dois anos de intenso trabalho, milhares de alunos foram atendidos e o trabalho recebeu o reconhecimento da sociedade, da mídia, dos parceiros e das diferentes esferas de governo. A ASM do Brasil se mantem inovadora para manter o desenvolvimento, a ampliação, a melhoria e a intensificação dos trabalhos realizados nos núcleos e programas para alunos e professores.

PROGRAME-SE

CAMERATA JOVEM DO RIO DE JANEIRO

Local: CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson, ASA SUL – SEP-Sul 706/906

Data: Segunda-feira, 20 de maio, 18h30

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.