• 23 de maio de 2022 09:32

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Universo Imaginário

61brasilia

By61brasilia

jun 6, 2019
Advertisement

Universo Imaginário

O artista plástico André Cerino expõe nesta 35ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB) novos trabalhos em grande formato de sua série Universo Imaginário. As obras de pintura em acrílico sobre tela têm fundos abstratos (de cores ora vibrantes, ora pastéis) e desenhos lúdicos de traços geralmente finos e pretos, com inspiração surrealista.

Nesta mostra individual, Cerino faz uma viagem ao mundo interior, revelando imagens de um universo que está muito além do olhar real, cotidiano, equilibrado e racional dos adultos. Os trabalhos ─ alheios às exigências da lógica e da razão ─ expressam os sonhos, o inconsciente e a imaginação e se aproximam da esfera da surpresa, do encantamento e da espontaneidade criativa (presentes de forma mais expressiva na infância).

A linguagem pitoresco-recreativa é marca forte do artista, cujas obras sempre tiveram influência do cubismo de Pablo Picasso, do surrealismo de Joan Miró, do abstracionismo de Wassily Kandinsky, do expressionismo de Henri Matisse e de ilustrações dos cordelistas da arte popular nordestina.

Fotos: Periandro de Morais.

Com seu Universo Imaginário, Cerino procura valorizar a criação, o processo de construção da obra (esboços, esquemas, rascunhos, garatujas e pinceladas, entre outras experiências plásticas). Trata-se de um figurativo fantástico, cheio de imaginação, com elementos gráficos que conduzem o público a sensações, interpretações e diálogos diversos.

O artista pernambucano radicado em Brasília é um dos homenageados da 35ª FeLiB. Cerino assina o projeto visual da feira, tendo criado a logomarca, a arte e as ilustrações do cartaz e dos ambientes onde estão ocorrendo as atividades culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.