• 28 de janeiro de 2022 14:00

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

GDF corre contra o tempo para aprovar extinção de pecúnias na CLDF

ByNubia Paula

jun 24, 2019

GDF corre contra o tempo para aprovar extinção de pecúnias na CLDF

Proposta de transformar benefício em licença capacitação contraria sindicatos e base aliada

Esta semana a Câmara Legislativa (CLDF) encerra o semestre e o projeto de lei complementar (PLC) que extingue as pecúnias dos servidores públicos ainda não foi aprovado. A proposta governista visa mudar o pagamento para licença capacitação, porém o texto não agradou nem os sindicatos nem os aliados. Agora o GDF precisa se articular para resolver o impasse até essa quinta-feira (27).

O benefício dos servidores que se aposentam sem tirar licença-prêmio, ou férias, costuma ser acumulado e pago na aposentadoria. A ideia do GDF é obrigar esses funcionários a usufruírem dos benefícios antes da aposentadoria. Uma alternativa seria a licença capacitação. A proposta mantém os direitos já adquiridos, e passaria a valer daqui pra frente.

O vice-líder do governo na CLDF, Rodrigo Delmasso (PRB), defende que a licença-prêmio continuaria a existir, mas não se converteria em pecúnia ao final da carreira. Assim governo deixaria de gastar recursos quando o servidor se aposentar, e o trabalhador teria que tirar, obrigatoriamente, os três meses de descanso.

Os sindicatos também não estão satisfeitos e estão articulando diretamente com parlamentares. Diante de tamanho dilema, o GDF tem até quinta-feira (27) para convencer os distritais a aprovar o PLC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *