• 29 de junho de 2022 01:15

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Seta Arquearia

DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

61brasilia

By61brasilia

jul 7, 2019
Advertisement

DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

Programa Olho Vivo faz ação gratuita de prevenção ao glaucoma no Metrô DF

 Para comemorar o Dia Mundial da Saúde Ocular, 10/7, o Programa Olho Vivo – ação dos hospitais oftalmológicos HOB, INOB e HOG, empresas do Grupo Opty – estará na Estação Central do Metrô DF, realizando, gratuitamente, exames de aferição de pressão intraocular e prevenção ao glaucoma. A ação acontecerá no dia 10/7, das 8h às 12h. Informações: 3442-4000.

A proposta é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito de cada dez casos de perda de visão poderiam ser evitados, se detectados precocemente. No país, mais de 1,2 milhões pessoas são cegas, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

As principais causas de cegueira incluem catarata, erros refrativos não corrigidos, retinopatia diabética e glaucoma, doença caracterizada por um grupo de condições relacionadas a danos ao nervo óptico e perda do campo visual, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão ocular.

O relatório “As Condições de Saúde Ocular no Brasil – 2019”, do CBO aponta o glaucoma como a maior causa de cegueira irreversível no mundo. De acordo com os dados, estima-se que entre 2-3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, o que representa cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.