• 28 de junho de 2022 23:51

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Musicalizando na Escola realiza oficinas com alunos da rede pública

61brasilia

By61brasilia

jul 26, 2019
Advertisement

Musicalizando na Escola realiza oficinas com alunos da rede pública

# CF 11 do Gama recebe projeto com aulas práticas e atividades lúdicas com voz, corpo e instrumentos musicais

# Dias 5, 7, 12 e 14 de agosto

O CEF 11 do Gama recebe, nos dias 5, 7, 12 e 14 de agosto, o projeto Musicalizando na Escola, que promove uma rodada de oficinas para alunos de 11 a 17 anos com o tema “Música para a Vida”. A iniciativa, que conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF, tem por objetivo aproximar os alunos das técnicas e do processo de concepção da música, percepção de estilos e ritmos, além de propor um contato inicial com partituras e instrumentos.

A iniciativa é conduzida por cinco professores da Escola de Música de Brasília: Eugênio Matos, Daniel Baker, Dani Baggio, George Lacerda e Felipe Pessoa. Além de aulas de iniciação à teoria musical, os professores também fazem uso de instrumentos como violão, teclado, triângulo, zabumba, pandeiro e chocalho para as aulas práticas, colocando os alunos em contato com conceitos como ritmos, compassos, escalas e notas.

As aulas acontecem em quatro encontros, cada qual com duração de duas horas. A turma conta com cerca de 30 alunos. No primeiro dia, a oficina abrange conhecimento sobre ritmo, pulso, métrica e compasso. No segundo dia, são estudados a melodia, graus de escala e saltos. No terceiro módulo, a harmonia e funções harmônicas na música. No quarto dia, a performance, unindo os três temas anteriores, apresentando a produção de forma prática com instrumentos e vozes.

Eugênio Matos – Crédito Divulgação

A música folclórica nacional também é uma ferramenta para ilustrar e conduzir as atividades. Por meio de exemplos do repertório de clássicos da cultura brasileira, os estudantes podem integrar o conhecimento adquirido nas oficinas com o que podem ouvir no seu cotidiano, com a música que está sendo executada no mercado, tomando contato com a história da produção musical brasileira.

De acordo com o professor Eugênio Matos, um dos idealizadores do projeto, a iniciativa tem o propósito de envolver o jovem com uma vivência prática e abrangente da música. “Vamos exercitar a capacidade de compreensão daquilo que os estudantes ouvem de acordo com as técnicas e formatos, um conhecimento mais profundo e lúdico da música, daquilo que ouvem como uma expressão cultural. A ideia é buscar formas de cativar os jovens para conhecer mais, praticar a música e despertar-lhes o interesse para que sigam, se desejarem, os estudos e se dediquem à arte musical. É uma oportunidade de viver o mundo da música de forma mais simples”, explica.

Projeto Musicalizando na Escola

“Oficinas Música para a Vida”

CEF 11 do Gama

St. Sul Q 15 – Gama, Brasília – DF

Dias 5, 7, 12 e 14 de agosto

Apoio: Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.