• 21 de maio de 2022 06:01

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Primeira etapa do sistema de geração complementar de energia solar flutuante é inaugurada

61brasilia

By61brasilia

ago 6, 2019
Advertisement

Primeira etapa do sistema de geração complementar de energia solar flutuante é inaugurada

Sistema de integração entre energia solar e hídrica promete revolucionar a geração de energia no país. A primeira unidade geradora no Brasil foi implantada aqui no Centro Oeste, na Fazenda Figueiredo, em Cristalina – GO, e já opera há três anos.


Foi inaugurada no dia 05 de agosto, na hidrelétrica de Sobradinho, no rio São Francisco-BA, a primeira etapa da unidade geradora de energia solar flutuante que é parte do programa de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) da CHESF e da ELETRONORTE e das Universidades Federais de Pernambuco e do Amazonas, para comprovar a eficácia em “hibridizar” (conjugar) a geração de energia solar e hídrica na mesma unidade de produção e distribuição – existem similares no exterior. O evento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro.
O projeto é executado pela Sunlution Soluções em Geração de Energia, que foi escolhida por meio de chamada pública, graças à tecnologia HYDRELIO – Solução Híbrida Hídrica Solar Flutuante, desenvolvida pela empresa francesa Ciel et Terre International da qual a empresa é a licenciada no Brasil. A Sunlution conseguiu tornar 100% nacional a produção dos componentes.

Apesar de pouco conhecida no Brasil, a tecnologia HYDRELIO está em expansão na Europa, América do Norte, Oceania e Ásia, operando e em contínua instalação nos espelhos d’água dos reservatórios de hidrelétricas, nos de abastecimento de água e nos dos sistemas de irrigação.

Vários os projetos de geração solar flutuante estão sendo em desenvolvimento pela Sunlution, em parceria com empresas internacionais de grande porte, produtoras de energia renovável. Segundo Anchieta Hélcias, um dos sócios da Sunlution, a previsão é que cinco anos a empresa esteja gerando 1,5 Gigawwats, fazendo o Brasil líder mundial de produção de energia fotovoltaica sobre espelhos d’agua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.