• 26 de maio de 2022 21:07

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Marcelo De Mari: o poeta das tesouras

61brasilia

By61brasilia

ago 12, 2019
Advertisement

Marcelo De Mari: o poeta das tesouras

O instituto de beleza Desiderata é a materialização de sonhos, artes e conquistas. Com 20 anos de história no mesmo endereço, na QI 11 do Lago Sul, não é exagero afirmar que possui a clientela mais exigente e satisfeita de Brasília.

Por: Raquel Paternostro com citações de Max Ehrmann

O espaço foi cuidadosamente decorado para o conforto dos clientes, e de sua talentosa equipe. Sua clientela é fiel e diversificada. Atende mulheres e homens, crianças, jovens e adultos. (…)Fale sua verdade clara e calmamente(…)”: e assim foi feito. Marcelo De Mari nos recebeu para nos contar um pouco de sua história. Este Paranaense, da cidade de Londrina é cheio de referência cultural. Quem descobriu sua habilidade para a profissão foi Lelia Junco Moroishi, que o apresentou para o seus tios, Márcia Nakanishi e Helio Nakanishi, dono da rede de Salões Helio Diff, onde De Mari trabalhou por 13 anos. “Trabalhei com a Márcia em Londrina, depois ela e a Lelia foram minhas cicerones me apresentaram para o Helio. Fiquei um tempo aqui em Brasília depois voltei pra Londrina para terminar o curso, e retornei de vez em outubro de 1986.” Relembra De Mari.

Formação diferenciada

Marcelo se formou na tradicional, porém extinta, Academia Líder: uma escola japonesa com influência da técnica francesa. Trata-se de curso de formação de ponta para profissionais de beleza que funcionava na interior do Paraná. De Mari esperou um ano e meio para conseguir uma vaga no curso, que formou também os renomados Celso Kamura e Hélio Nakanishi, cada um em tempos diferentes. Por ser muito exigente consigo mesmo, Marcelo fez o curso por dois anos quando na verdade era para durar seis meses. “(…)Se você se comparar aos outros pode tornar-se vaidoso e amargo, porque sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você. Desfrute suas conquistas assim como seus planos.(…)” .

Helio Nakanishi e Marcelo  de Mari

 

Além do ofício que o consagra, a Academia Líder ensinou De Mari a ter foco, e também a transmitir o conhecimento. “Sempre tenho um ‘pupilo’, que estou treinando. Se alguém me procura eu passo o que sei, mas dou no máximo uma nota 8,5, pois considero uma boa nota. 10 nunca é bom, pois a pessoa tem que evoluir sempre.” Revela Marcelo, relembrando que as notas recebidas na Líder eram dadas por um exigente conselho.

Mantenha-se interessado em sua própria carreira, mesmo que humilde; é o que realmente se possui na sorte incerta dos tempos. Exercite a cautela nos negócios porque o mundo é cheio de artifícios. Mas não deixe que isso o torne cego à virtude que existe. Muitas pessoas lutam por altas idéias e por toda parte a vida é cheia de heroísmo”.

Marcelo se abastece constantemente de informação por meio de livros e documentários. Conhece como poucos, a história de seu ofício.

Talento e paixão

“Trabalho melhor sobre pressão, acho que é por isso que me dei bem na profissão. O trabalho como cabelereiro é por compensação, não é uma ciência exata… Em segundos eu tenho que fazer uma leitura rápida do biofísico do cliente e associar o gosto pessoal com as tendências da moda, não é pra qualquer um”. Destaca o empresário

O Desiderata é localizado no coração do Lago Sul, e coleciona clientes fieis e exclusivos que não abrem mão de ter suas madeixas cortadas pelo próprio Marcelo.

O profissional sabe da importância que cada detalhe tem desde o agendamento. “Nós oferecemos experiência, o cliente já chega com uma expectativa e o nosso objetivo é supera-la em todos os aspectos.” Diz, de forma enfática e direta. De Mari é consciente do seu “papel” de consultor, e se sente honrado em ser este equilíbrio, uma vez que de 30 a 40% de seus atendimentos são para conserto de cortes e coloração.

O incentivo para empreender veio da Stefania, sua companheira há 23 anos. Mais do que apenas incentivar, ela é a gestora e a responsável pela decoração do salão. “Ela acha que eu gosto mais do meu fusca, mas ela é o meu norte!” se declara o apaixonado. Marcelo a conheceu por meio de um amigo em comum de Londrina que trabalhava com a Stefania. “Este meu amigo achou que eu e ela tínhamos tudo a ver e insistiu para que eu cortasse o cabelo dela, como desculpa para a gente se conhecer e foi amor ao primeiro corte.”

De Mari é o tipo de pessoa que coloca paixão em tudo o que faz. Ele consegue transbordar isso na sua forma de falar. O próprio nome do instituto, Desiderata veio de um poema, escrito por Max Ehrmann. Ao contrário da maioria das pessoas, que tem hobby para melhorar as suas rotinas, Marcelo os pratica para que ele se distraia do trabalho, que tanto ama.

Nas horas vagas, ele tem se dedicado à reforma de seu fusca, a confraria de whisky da qual faz parte e a cutelaria, já começou a produzir algumas peças, inclusive para o seu fusca.

Amadurecimento precoce

Marcelo é o filho mais velho de 04 irmãos, sendo 03 homens e uma mulher. Seu pai faleceu precocemente quando De Mari tinha apenas 15 anos, e como geralmente ocorre em tragédias familiares, o primogênito sente o peso da responsabilidade pelos caçulas. Dos seus irmãos, apenas o Marcos veio para Brasília e trabalha com ele no Desiderata.

Atualmente Marcelo está tentando trazer sua “mama”, Dona Maria Cleuza para morar em Brasília o plano é que ainda neste ano a matriarca venha para perto de dois dos seus filhos que moram aqui.

De repente pai

Há alguns anos, Marcelo foi surpreendido com a existência de um filho, que conheceu há pouco tempo, “Michael tem 33 anos e mora no Japão, veio me visitar”. Relata com emoção e orgulho.

Mito

Marcelo se abstém do extremismo político que divide o país. “Eu ajudo trabalhando muito e gerando empregos.” Relata, enquanto corta o cabelo de seu cliente Marcelo Xavier, que é servidor público e corta o cabelo com De Mari desde os 13 anos. “Como tenho que manter o corte curto e marcado, venho a cada 03 semanas,” destaca Xavier. “Mas ele tem desconto por esta fidelidade”, emenda Marcelo. Que aproveitou a descontração para brincar: “Eu queria era cortar o cabelo do Mito (Jair Bolsonaro) e do Sérgio Moro.” Está feito o convite!

Marcelo Xavier é cliente fiel de De Mari para manter seu corte militar clássico

Serviço

Desiderata Cabeleireiros
Telefone: (61) 3364 4243
WhatsApp: (61) 99646 8282
Endereço: SHIS QI 11 – s/n Bloco G sala 37 . Lago Sul, Brasília-DF
Funcionamento: Terça a Sábado das 9:00 às 20h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.