• 19 de maio de 2022 19:09

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Os riscos do sobrepeso para as articulações

61brasilia

By61brasilia

ago 22, 2019
Advertisement

Os riscos do sobrepeso para as articulações

Excesso de peso sobrecarrega as articulações, principalmente as dos membros inferiores

Quando se fala em riscos do sobrepeso, a primeira coisa que vem a cabeça são doenças como hipertensão e diabetes. Mas, o excesso de peso também sobrecarrega as articulações, sobretudo as dos membros inferiores, como joelhos, quadril e tornozelos.

Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) mais da metade da população do país já está acima do peso. Ou seja, já é um problema grave para a saúde pública.

O excesso de peso pode causar diversas doenças nas articulações. A mais comum é a condromalácia, popularmente conhecida como “joelho de corredor”. Ela inicia com uma inflamação na cartilagem articular, que vai amolecendo com o passar do tempo.

 

A artrose também pode surgir em decorrência do excesso de peso. Nela, a articulação enfraquece e passa a conter osteófitos, também chamados “bico de papagaio” ou “esporões”, que se formam em torno da articulação e, por comprimirem a estrutura óssea, causam muita dor.

Segundo o ortopedista José Humberto Borges, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-DF), cada caso exige uma forma de tratamento, mas todos devem passar, invariavelmente, pela perda de peso, além de acompanhamento médico. “Combinar uma rotina de exercícios com uma alimentação adequada é o primeiro passo”, comenta o médico que faz ainda um alerta: “É muito importante que o paciente faça apenas exercícios adequados à sua condição física. Do contrário, o excesso pode prejudicar ainda mais as articulações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.