• 20 de maio de 2022 01:09

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Nutrigenética: os benefícios do método personalizado para cada indivíduo

61brasilia

By61brasilia

out 17, 2019
Advertisement

Nutrigenética: os benefícios do método personalizado para cada indivíduo

Pioneira na área, a nutricionista Doutora Priscila Marcondelli trouxe a Nutrigenética para Brasília há 7 anos, e explica o funcionamento do método e seus benefícios

É inquestionável a diversidade entre os seres humanos e atualmente a ciência conseguiu mapear as diferenças relacionadas ao metabolismo de cada um. O organismo de cada ser humano possui minúcias e peculiaridades diferentes, precisando, portanto, de recomendações específicas e personalizadas em relação à nutrição e suplementação alimentar. A identificação dessas necessidades específicas pode ser possível por meio da Nutrigenética.

A Nutrigenética é utilizada para que os profissionais da área elaborem planos alimentares realmente personalizados e efetivos, gerando resultados tanto imediatos quanto duradouros na melhora da qualidade de vida. Essa nova Ciência, a Nutrigenética, é embasada em exames, como o iGenesis, por exemplo. Ele contém cinco módulos que consistem em analisar dados como a propensão genética para o controle de peso, a identificação das sensibilidades alimentares, o mapeamento da capacidade desintoxicante e antioxidante e o metabolismo de vários nutrientes.

O teste é feito de forma simples: basta fazer a coleta do material genético da mucosa bucal para a análise de DNA. A partir dela, será possível fazer um estudo dos módulos informados acima e traçar a estratégia correta do plano alimentar, que também será norteada pelo objetivo do paciente e sua rotina. A Doutora Priscila Marcondelli, especialista no assunto, também recomenda que os exames genéticos sejam realizados já na infância para identificação precoce de possíveis doenças transmitidas por uma predisposição genética e potencializar o metabolismo da criança desde cedo para a saúde. “Como a estrutura genética da criança já está formada depois do nascimento, seria ótimo que os pais fizessem esse exame em seus filhos! Quando detectada em pouco tempo, existem grandes possibilidades de silenciar a expressão de genes nocivos que poderiam desencadear doenças futuras”.

A Dra Priscilla é pioneira na Nutrigenética em Brasília e explicou quais são as ciências que unem a nutrição com a genética: “a Nutrigenética estuda o efeito da variação genética em resposta à dieta, a Nutrigenômica estuda o papel dos nutrientes e compostos bioativos de diferentes alimentos na expressão do gene, e a Epigenética estuda as modificações das funções genéticas que são herdadas, mas não alteram a sequência do DNA do indivíduo. Juntas elas formam a Genômica Nutricional”.

Muitas vezes procurada por pessoas que desejam ter uma evolução estética, a doutora afirma que isso é uma consequência e não o foco da nutrigenética. “Muita gente acredita que o objetivo principal de se fazer um mapeamento genético é a estética, mas, apesar de ela vir como consequência, o método tem como base a reeducação alimentar específica”, afirma a doutora em Ciências da Saúde. Porém, com o passar do tempo, ela vê uma conscientização dos pacientes que passaram a ter como meta a qualidade de vida e assim, permaneceram com a composição corporal desejada. “Dieta” tem começo, meio e fim! O plano alimentar baseado no mapeamento genético proporciona uma reeducação alimentar permanente e dá fim à guerra contra a balança e dietas radicais.

Ao aliar a teoria cientifica, reeducação alimentar, a prática de esportes e outras atividades físicas com a disciplina e o esforço é possível colher benefícios surpreendentes a longo prazo como: melhora na estética, maior qualidade de vida, prevenção de doenças e garantir uma longevidade saudável.

Serviço:

Nutrivitta Saúde para a vida

Dra Priscilla Marcondelli – Nutricionista há 24 anos – Doutora em Ciências da Sáude, Mestre em Nutrição Humana, Especialista em Nutrição Esportiva, Medicina Ortomolecular e Nutrigenômica e Nutrigenética na prática clinica.

Contatos:

SHIS QI 13 Bloco E Sala 11 Ed. San Carlo – Lago Sul, Brasília-DF

(61) 33641639

(61) 92584423 (watts up)

http://nutrivittabrasilia.com.br/

maiores informações no no insta @drapriscillamarcondelli

 

 

 

2 thoughts on “Nutrigenética: os benefícios do método personalizado para cada indivíduo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.