• 28 de junho de 2022 00:27

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Valeria Souza

Dia de Finados: confira esquema de acesso aos cemitérios do DF.

61brasilia

By61brasilia

out 30, 2019
Advertisement

Dia de Finados: confira esquema de acesso aos cemitérios do DF.

Planejamento da pasta da Segurança Pública mobilizará diversos órgãos para facilitar a circulação pelas cidades.

Por Raquel Paternostro com

informações da Agência Brasília

Os seis cemitérios do Distrito Federal estarão abertos no próximo sábado dia 02 de novembro das 07 às 19h em função do Dia de Finados. Todas as unidades receberão reforço no policiamento e ações de trânsito no entorno.

A ação se repete no domingo, dia 03 mas com menos interdições de trânsito. O policiamento será mantido e haverá policiais e agentes nas imediações dos cemitérios para controle do trânsito.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o reforço do policiamento nos arredores dos cemitérios em todas as regiões. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) posicionará viaturas nos estacionamentos para facilitar atendimentos, caso necessário. De qualquer forma, a orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.

Trânsito

No cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), onde há mais movimentação, a entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV). Um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo a uma parada de ônibus, ficará aberto para atender aos visitantes que chegarem ao local. O outro permanecerá  fechado por não haver estacionamentos próximos. Todos os acessos estarão sinalizados pelos órgãos de trânsito.

Uma alternativa, implantada no ano passado, é a passagem pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade. “Essa alternativa aos visitantes surtiu um efeito bastante positivo. O estacionamento é amplo, com 800 vagas, e durante todo o dia policiais militares estarão no local auxiliando na travessia dos pedestres, o que reduz o perigo de acidentes e dá maior comodidade à população”, explicou o subcomandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Souza.

O trânsito nas proximidades do cemitério terá sentido único. Os retornos na altura do setor hospitalar estarão todos fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na Estrada Parque Polícia Militar (EPPM), via em frente ao Setor Policial Sul, deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia.

O condutor não poderá fazer a volta no balão em frente ao cemitério, que estará parcialmente bloqueado. “Neste ponto haverá apenas duas saídas: à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte”, completou Edvã.

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência e aos idosos. Para utilizar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran/DF.

Trânsito

A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho e Planaltina. ODetran/DF será responsável pelo trânsito nas vias urbanas que dão acesso aos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia. No Gama, a ação será coordenada pelo Detran em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

Nas proximidades do cemitério de Taguatinga serão implantadas travessias de pedestres, coordenadas por agentes de trânsito. A área destinada ao embarque e desembarque será no estacionamento em frente ao cemitério, que funcionará com fluxo em sentido único para facilitar a fluidez. A via de acesso ao cemitério, pelo setor de oficinas, ficará parcialmente interditada e o controle de acesso à área interna do cemitério ficará sob a responsabilidade de funcionários da empresa administradora do local, identificados com coletes.

O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran/DF, Francisco Saraiva, sugere que condutores redobrem a atenção nas proximidades dos cemitérios. “Esta medida é uma medida necessária. Além disso é importante que os visitantes estacionem em locais corretos para não atrapalhar o fluxo de veículos e a circulação de pedestres – que também deverão estar atentos – e façam travessias somente nos locais controlados por agentes de trânsito”, orienta.

Prioridades

Os cemitérios de Brazlândia e Planaltina não possuem estacionamento interno. Portanto, o acesso de veículos será restrito às pessoas com deficiência e às viaturas. Os demais condutores deverão utilizar local apropriado para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres.

A via de acesso ao cemitério, a DF-475, será fechada pelo DER para o acesso de veículos, exceto aos de emergência, policiamento, condutores com mobilidade reduzida e imprensa. As equipes do Detran atuarão em apoio ao DER, na Avenida Contorno do Gama, altura da rotatória de ligação à DF 475. Os agentes auxiliarão na travessia de pedestres, embarque, desembarque e estacionamento de veículos. Uma das faixas à direita da via ficará fechada para garantir o deslocamento dos pedestres até a DF-475 em segurança.

Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho serão disponibilizadas vans aos visitantes para transportá-los gratuitamente, de modo a facilitar a entrada dos pedestres. Os automóveis serão cedidos pela concessionária que administra os cemitérios.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.