• 17 de agosto de 2022 16:32

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Adasa comemora 15 anos com homenagens a colaboradores

61brasilia

By61brasilia

out 31, 2019
Advertisement

Adasa comemora 15 anos com homenagens a colaboradores

O vice-governador Paco Britto prestigiou o evento, que homenageou diretores de gestões anteriores, 23 servidores – nomeados em 2009 e ainda em atuação na agência –, o servidor mais antigo e ouvidores.

Da Redação

Há 15 anos, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) era criada. Na última quarta-feira, dia 30 foi realizada na sede da Agência uma solenidade comemorativa. Atualmente a instituição conta com mais de 300 funcionários, entre servidores e terceirizados.

Durante a abertura do evento, temas como crise hídrica; educação ambiental; plano de saneamento básico; projetos especiais desenvolvidos em parceria com órgãos distritais federais e instituições – como o programa rural Produtor de Água; o 8°Fórum Mundial da Água; e as parcerias com as concessionárias de saneamento foram destacados pelos componentes da mesa de debates.

Sobre os desafios citados, foi salientado que a Adasa busca enfrentar as questões em relação às mudanças climáticas e o crescimento populacional desordenado. Em relação ao monitoramento dos recursos hídricos, a Adasa conta, hoje, com o apoio de inteligência artificial para atuar de forma preventiva.

Entre os programas sociais, destaque para a Educação Ambiental, que são desenvolvidos nas escolas da rede pública e privada, promovendo a formação de multiplicadores sobre a importância do uso racional da água, no combate ao desperdício, na preservação do meio ambiente e na destinação correta dos resíduos sólidos.

Na comemoração, estavam presentes o vice-governador do DF, Paco Britto, o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, os secretários distritais do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e de Obras e Infraestrutura, Izidio Santos, o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Andrade, os deputados distritais Agaciel Maia e Leandro Grass, os presidentes da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Daniel Rossiter, da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), Fernando Franco, e da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do DF (Emater), Denise Fonseca, além da atual Diretoria Colegiada, de ex-diretores e ouvidores, servidores, colaboradores e convidados. Durante a celebração do 15º aniversário, nesta quarta-feira (30/10), a tônica dos discursos foi a parceria da Adasa com os órgãos públicos e a sociedade civil, além da sua experiência na área da regulação.

O vice governador, Paco Britto agradeceu o convite, parabenizando a diretoria da Adasa e sua equipe em nome do governador Ibaneis Rocha. “A Adasa não só se destaca em âmbito nacional, mas também é reconhecida internacionalmente. Hoje, ela faz parte do Conselho Mundial da Água, que reúne as principais instituições públicas e privadas do mundo, para discutir e elaborar políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento sustentável”, observou.

Segundo o diretor-presidente da Agência, Paulo Salles, a Adasa é reconhecida como uma das mais importantes agências reguladoras do país. Ele espera que no futuro a Agência possa ter bons resultados e prestar, cada vez mais, um serviço de qualidade à população do DF. “Nesses primeiros 15 anos, a Adasa esteve se preparando para oferecer à população serviços de qualidade nos setores de recursos hídricos, água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos, minha expectativa para os próximos 15 anos é que a agência possa atuar efetivamente no cumprimento de sua missão”, declarou.

O secretário Sarney Filho lembrou da parceria com a Adasa enquanto esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na realização do 8° Fórum Mundial da Água. Segundo ele, o evento colocou o Brasil na linha de frente da discussão internacional sobre o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos.

O diretor da ANA destacou a parceria da Adasa na coordenação do Programa do Produtor de Água do Pipiripau e na nova edição do programa na Bacia Hidrográfica do Descoberto.

O presidente da ABAR falou sobre a expertise adquirida pela Adasa durante a crise hídrica e a contribuição da agência para a regulação nacional. “A regulação no Brasil existe há 20 anos. No período de escassez hídrica no DF, a agência deu uma grande demonstração para a sociedade da importância desse trabalho. Não se chega ao nível da Adasa sem dificuldades.”, ressaltou.

História

Criada em 2004 pelo governador Joaquim Roriz (Lei 3.365) e reestruturada pelo governador José Roberto Arruda (Lei 4.285), em 2008, a Adasa é o único órgão do Brasil que atua na regulação simultânea da água e dos serviços de saneamento básico.

Atualmente, a Adasa, além de integrar o Conselho Mundial da Água, participa também de discussões internacionais e formaliza convênios na busca de atualização sobre o que há de mais moderno na regulação e na gestão do recurso natural.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.