• 25 de maio de 2022 22:51

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cappuccino

Projeto Trupecalíssimamente percorre escolas para destacar arte de Ariano Suassuna em musical

61brasilia

By61brasilia

out 31, 2019
Advertisement

Projeto Trupecalíssimamente percorre escolas para destacar arte de Ariano Suassuna em musical

# Oficinas de canto e percussão em São Sebastião e Paranoá

A arte brasileira é a grande homenageada do projeto Trupecalíssimamente. A iniciativa reune uma trupe de 9 artistas e 2 professores para promover oficinas de canto e percussão em comunidades do São Sebastião, nos dias 1 e 8 de novembro, e Paranoá, nos dias 10 e 12 de dezembro. O objetivo é unir alunos, artistas e professores em um espetáculo final, o Trupecalissimamente – O Musical, um momento cênico-musical comandado por uma trupe de artistas que exalta a cultura popular e o mestre Ariano Suassuna, célebre artista paraibano que deu início ao movimento Arte Armorial, congregando elementos populares em uma linguagem erudita de música e encenação.

A trupe é composta por quatro músicos (Ancleves Nascimento no baixo acústico e elétrico; Diana Mota na flauta transversal e voz; Zé Maurício Menezes com violão e voz; Renato Vieira, com percussão e voz); quatro atores (Paulo Russo, Larissa Calixto, Kêu Aragão e Gilson Cezzar) e uma artista plástica (Bernadete Brito), sendo Diana Mota (voz) e Renato Vieira (percussão) professores das oficinas, onde o aluno poderá escolher uma das modalidades.

As apresentações e oficinas acontecerão em escolas, centros culturais e praças públicas das cidades das cidades-satélites que recebem o projeto. Todos os participantes das oficinas serão preparados para compor um momento especial do musical Trupecalíssimamente, dando a eles a oportunidade de vivenciar a cultura popular se manifestando na prática.

A Arte Memorial é uma vertente da cultura popular denominada assim pelo simbolismo de suas “armas”, como a linguagem, a sonoridade e as expressões corporais,  pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do país. O dramaturgo e poeta Ariano Suassuna foi um dos seus expoentes e fundadores, junto a outros artistas do Nordeste brasileiro.

O musical Trupecalíssimamente resgata e reverencia a memória do mestre Ariano Suassuna tanto nas aulas quanto no palco. Durante as oficinas, o projeto incita o indivíduo a estabelecer uma consciência crítica sobre a arte que está à sua volta e contribuir para a preservação da identidade cultural do seu país, criando caminhos para que a cultura popular alcance diferentes públicos e que se mantenha viva.

Durante as oficinas musicais, os participantes tem a oportunidade de conhecer a cultura popular através da música e ao mesmo tempo vivenciar a experiência de estar no palco, fazendo parte de uma apresentação cultural em sua própria comunidade. A originalidade e a singularidade desse projeto estão presentes na criação inédita do conteúdo musical, com trilha sonora própria criada a partir das oficinas.

Trupecalíssimamente – O Musical

Agenda: 

1/11 – Centro Educacional São Francisco

Quadra 17, Lote 100 – São Francisco, São Sebastião – DF, 71693-317

Oficinas: 08:30

Espetáculo: 10:30

08/11 – IFB -Instituto Federal de Brasília – São Sebastião

 Área Especial 2-, s/n – São Bartolomeu (São Sebastião), Brasília – DF

Oficinas: 16horas

Espetáculo: 19horas.

10/12 – Escola Classe 03 do Paranoá

 Q 17 Lt 08 – Paranoá, Brasília – DF, 71571-703

Oficinas: 08:30

Espetáculo: 10:30

12/12 – Comunidade de aprendizagem do Paranoá – CAP

Quadra 3, conjunto A, lote 8 a 10, area especial.

Oficinas: 08:30

Espetáculo 10:30

Participação Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.