• 29 de junho de 2022 00:13

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Cor Jesu: Há 57 anos formando valores em Brasília

61brasilia

By61brasilia

nov 1, 2019
Advertisement

Cor Jesu: Há 57 anos formando valores em Brasília

Conheça a história do tradicional  Colégio católico que já está presente em 15 países e se baseia no conhecimento e no fortalecimento da fé.

Criado em 1962, o Cor Jesu se desenvolveu junto com a, até então, nova capital brasileira. Sendo mais um candango que veio buscar novas oportunidades, aqui no quadradinho o colégio baseado em fé católica pôde inovar no campo educacional repassando os valores que solidificaram a história da instituição nesses 57 anos, como: estimular o crescimento acadêmico, espiritual, moral e ético. Além de desenvolver talentos, o senso crítico, a solidariedade e, principalmente, o amor ao Sagrado Coração de Jesus.

Localizado na Quadra 615, Bloco G da L2 Sul, o colégio faz parte do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), fundado em Viareggio, na Itália, em 1894, pela Madre Clélia Merloni (1861 – 1930). No ano de 2011, o Instituto criou, através das 35 instituições de ensino (34 Colégios e uma Universidade), a Sagrado – Rede de Educação. Confira no infográfico abaixo a trajetória do Cor Jesu até aqui.

Metodologia

A proposta pedagógica humano-cristã é um dos diferenciais em relação a outras instituições de ensino, pois tem como meta oferecer uma educação acadêmica, cristã, que assegure a formação de cidadãos reflexivos, autônomos, éticos, criativos, solidários e socialmente responsáveis. O que resulta no despertar do interesse dos estudantes pela sociedade na qual estão inseridos.

Em entrevista à 61 Brasília a Diretora Pedagógica, Irmã Maria Elisangela Vasconcelos explicou o motivo da escolha dessa metodologia a qual se desenvolve com intermédio de um currículo que privilegia o sujeito como pessoa integrada, imersa numa realidade social com a qual mantém permanente interação. “Como entidade cristã, a ação educativa tem como elemento central o estudante, como um ser humano, que busca desenvolver suas potencialidades e deseja educar-se para convivência comunitária de maneira participativa, personalizada e autorrealizadora”.

Fora isso, os alunos também recebem um acompanhamento nas áreas psicológicas e sentimentais. Segundo a irmã, o mundo hiperconectado e acelerado está nos distanciando daquilo e daqueles que estão a nossa volta. Ela citou exemplos diários que assistimos nos noticiários, onde, todo dia, aparecem novas provas da desumanização das pessoas. Com isso, ratificou a importância desse auxílio nos dias de hoje “Nesse cenário, uma formação acadêmica consistente e que coloque o estudante no centro do processo formativo, permeado por valores cristãos, numa perspectiva democrática e cidadã, é indispensável para a formação do sujeito para a vida no século XXI, permeado por incertezas e necessidades constantes de adaptação.”

Entidade Filantrópica

O mandamento de amar ao próximo como a si mesmo não fica só nas sagradas escrituras, é também praticada por meio de ações filantrópicas da entidade que compartilha de atitudes solidárias e altruístas. Os recursos arrecadados pelas unidades educacionais da Rede, por meio de alunos pagantes, ajudam a manter várias obras de auxílio social para jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. Os recursos também possibilitam o custeio de bolsas de estudo integrais para crianças e adolescentes que estão busca de um futuro melhor.

Reestruturação do ensino – O Novo Cor Jesu

Visando o desenvolvimento de competências necessárias para o século XXI, nos domínios cognitivos, interpessoais e intrapessoais, a coordenadora contou como surgiu a necessidade de uma reestruturação “As transformações sociais e a cultura digital têm exigido novas habilidades para a vida nesse século, onde profissões desaparecem e novas estão por vir. A escola precisa se antecipar para que o sujeito em formação hoje, esteja conectado com as necessidades do futuro, construindo uma visão de mundo e uma ética capazes de dar respostas às demandas da contemporaneidade”.

Para acompanhar as tendências tecnológicas e suas utilidades dadas graças ao advento da Internet, o Cor Jesu reestruturou a grade curricular e adotou ferramentas virtuais que agregaram ao ensino, como o Kahoot e Google Classroom, os quais facilitaram o aprendizado, que foi modernizado, mas nem por isso deixou de estar pautado na fé.

A relação entre escola e o aluno

Um ponto vivenciado no colégio que vale uma menção é a relação intimista criada na entre os funcionários da escola-aluno e vice-versa, que se conhecem todos pelo nome. Para Elizangela, o ambiente acolhedor favorece o desenvolvimento das competências relacionais, as quais se tornam mais assertivas na resolução de problemas-soluções próprias de cada educando.

Na visão dela, “A escola constitui-se espaço de relações e é no campo das relações com o conhecimento, consigo mesmo e com os outros que as aprendizagens se constroem de forma participativa. Para tanto, todos os sujeitos da comunidade escolar devem estar envolvidos na criação de um ambiente democrático que favoreça a vivência de relações saudáveis e construtivas, pautadas no respeito ao trabalho do outro e à diversidade, no protagonismo, na cooperação e na amizade”

O fato da instituição ter assumidamente uma posição religiosa gera muitas dúvidas por parte dos pais que não professam a mesma fé da instituição. Eles, muitas vezes, tem medo dos filhos serem doutrinados e temem um tratamento diferenciado em relação aos outros alunos. Elizangela põe um ponto final na polêmica e enfatiza o respeito as diferenças. “O Cor Jesu assume em sua ação educativa uma atitude evangelizadora na dinamização das atividades escolares, na forma de cuidar e servir a partir do mandamento do ‘amor ao próximo’ como viveu e ensinou Jesus. A escola em pastoral respeita os direitos de credo, de escolha e de pertencimento de cada estudante, estimulando a convivência e o respeito entre diferentes tradições religiosas”

Ensino diferenciado

Num tempo em que as famílias estão cada vez mais inseridas em um cotidiano cheio de tarefas, atribulações, com dificuldades de deslocamento e preocupações com segurança, deixar os filhos na escola tem sido uma necessidade para muitas famílias. Acompanhando essa situação, o Cor Jesu abraçou a ideia do Período Integral. A proposta veio como uma solução viável, onde os estudantes participam de atividades que enriquecem o currículo, fortalecendo suas potencialidades por meio de acompanhamento pedagógico adequado, que terminam por favorecer melhores resultados nos exames externos.

Prova disso é que a instituição possui o Ensino Integral mais completo de Brasília e, de acordo com dados do colégio, neste ano, foram conquistados 82,4% em aprovações em universidades, sendo 60,7% na UnB,  57,1% somente pelo PAS, 39,3% pelo Enem, e 3,6% em vestibulares. Comprovando o bom preparo durante o Ensino Médio e a fala dos funcionários da instituição que afirmam “O estudante não sai para ser aprovado. Ele sai aprovado”. O período de matriculas para 2020 já foi aberto, clique aqui para saber mais informações.

 

Serviço

Colégio Cor Jesu

ENDEREÇO: Avenida L2 Sul, Quadra 615, Bloco G – Brasília/DF

SITE: https://www.redesagrado.com/corjesu/

TELEFONE: (61) 2105-6800

E-MAIL: colegio@corjesu.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.