• 28 de maio de 2022 19:18

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Seta Arquearia

Obra-prima de Lars Von Trier ganha adaptação para o teatro

61brasilia

By61brasilia

nov 4, 2019
Advertisement
Obra-prima de Lars Von Trier ganha adaptação para o teatro

A peça Dogville está em cartaz durante o mês de novembro no CCBB

O diretor paulistano Zé Henrique de Paula (vencedor dos prêmios Shell, APCA, Reverência, Aplauso Brasil e Arte Qualidade Brasil) dirige a primeira adaptação teatral brasileira para Dogville, obra-prima do cineasta dinamarquês Lars Von Trier.

A trama se passa na fictícia cidade de Dogville, uma pequena e obscura cidade situada no topo de uma cadeia montanhosa, ao fim de uma estrada sem saída, onde residem poucas famílias formadas por pessoas aparentemente bondosas e acolhedoras, embora vivam em precárias condições de vida. A pacata rotina dos moradores daquele vilarejo é abalada pela chegada inesperada de Grace (Larissa Maciel) uma forasteira misteriosa que procura abrigo para se esconder de um bando de gangsteres.

Recebida por Tom Edison Jr. (Rodrigo Caetano), que, comovido pela sua situação, convence os outros moradores a acolhe-la na cidade, Grace, apesar de afirmar nunca ter trabalhado na vida, decide oferecer seus serviços para as famílias da Dogville em agradecimento pela sua generosidade. Porém, no decorrer da trama, um jogo perverso se instaura entre os moradores da cidade e a bela forasteira: quanto mais ela se doa e expõe a sua fragilidade e a sua bondade, mais os cidadãos de bem exigem e abusam dela, levando a situação a extremos inimagináveis.

A obra evidencia críticas ao mundo contemporâneo e à sociedade de consumo e aborda também os limites humanos

Sobre Zé Henrique de Paula

Ganhador dos prêmios Shell, APCA, Reverência, Aplauso Brasil e Arte Qualidade Brasil, é Zé Henrique de Paula é mestre em direção teatral pela University of Essex, em Londres, na Inglaterra. Ele também é bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Fez curso de Costume Design For Theatre and Screen, na Central Saint Martins/College of Art and Design – London, com Gary Thorne.

Alguns dos espetáculos que dirigiu são “1984”, “Cândida”, “Senhora dos Afogados”, “As Troianas – Vozes da Guerra”, “Bichado”, “No Coração do Mundo”, “Mormaço”, “Nossa Classe”, “Ou Você Poderia me Beijar”, “Preto no Branco”, “Sideman”, “Urinal, o Musical”, “Ao Pé do Ouvido”, “Lembro Todo Dia de Você” e “Carrossel, o Musical”.

Ficha técnica:

Título Original: Dogville

Autor: Lars Von Trier

Direção: Zé Henrique de Paula

Elenco: Alexia Dechamps, Ana Andreatta, Blota Filho, Eric Lenate, Fernanda Couto, Fernanda Thurann, Gustavo Trestini, Larissa Maciel, Lucas Romano, Marcelo Villas Boas, Marcia Oliveira, Munir Pedrosa, Otto Jr., Rodrigo Caetano, Rosana Penna, Thiago Furlan

Idealização: Felipe Lima

Realização: Sevenx Produções Artísticas

Serviço:
Valor dos ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia
Dia 15/11 (sexta-feira) – às 20h – sessão com tradução em Libras

Dia 17/11 (domingo) – às 19h – sessão seguida de bate-papo com elenco

Dia 23/11 (sábado) – às 16h – sessão extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.