• 25 de maio de 2022 23:14

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

A Torre de TV retomará seu posto como um dos principais pontos turísticos de Brasília

61brasilia

By61brasilia

nov 5, 2019
Advertisement

A Torre de TV retomará seu posto como um dos principais pontos turísticos de Brasília

As obras de revitalização prometem repaginar o monumento histórico projetado por Lúcio Costa. Isso acontecerá graças a um investimento de R$ 40 milhões fruto de um acordo ente GDF, BRB e Novacap

Por Gabriel Torres com supervisão de Raquel Paternostro

Ela vai voltar! Marcada na história como um dos principais pontos turísticos de Brasília e dona de uma vista privilegiada do quadradinho, a Torre de TV voltará a ser um local recheado de visitantes. Além de subir na versão candanga da Torre Eiffel, eles poderão apreciar o monumento com uma cara nova. Isso foi decretado na semana passada (29) quando representantes das secretarias de Turismo (Setur) e de Projetos Especiais (Sepe) do GDF, da Novacap e do Banco de Brasília (BRB) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolver o projeto de revitalização do local e a criação do Corredor Cultural do Banco de Brasília (CCBRB).

Essa parceria tem planos ambiciosos. Fora a reativação da Torre, que está fechada há mais de quatro anos, o acordo prevê a construção de uma agência-modelo e de um museu para contar a história de Brasília. Além disso, o BRB se tornou o novo gestor não só do monumento, mas também da fonte luminosa, da feira de artesanato e do Jardim Burle Marx por 20 anos. O banco vai investir R$ 40 milhões na revitalização e valorização desses espaços e terá a possibilidade de estender o prazo de gerenciamento.

Contente, o Governador Ibaneis Rocha afirmou que o ato revela a paixão dos envolvidos por Brasília e falou sobre a situação de monumentos que estão abandonados. “Temos muitos locais desta cidade que ficaram num estado de dificuldade. Vários monumentos abandonados, assim como nosso direito de sonhar. Nós vamos mudar isso e transformar Brasília na capital do turismo e da cultura. Essas parcerias vêm no intuito de ajudar a nossa cidade da melhor maneira possível”.

O retorno da Torre de TV demarca a permanência da história da cidade em meio a modernização. Fora o turismo, outra área que será fortalecida é a economia produtiva com a volta da tradicional “Feira da Torre”. O projeto consolida o abraço entre o passado e o futuro da cidade sem perder suas principais características: história, cultura e “imigrantes”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.