• 27 de junho de 2022 23:18

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Detran ganha uma nova atração: A Sala de Realidade Virtual

61brasilia

By61brasilia

nov 5, 2019
Advertisement

Detran ganha uma nova atração: A Sala de Realidade Virtual

O novo espaço é aberto ao público e possui equipamentos eletrônicos aptos para simular diversas experiências no trânsito

 

De uns tempos pra cá, a tecnologia tem tomado conta do nosso dia a dia. Já é possível ir a um museu, por exemplo, sem sair de casa. Basta acessar um site que você poderá analisar as obras, ler as informações e fazer a própria trilha no museu. Fora isso, também já surgiram videogames e equipamentos eletrônicos que simulam o virtual com tamanha realidade que confundem nossos sentidos a ponto de tomarmos sustos, sentirmos medo ou até mesmo falta de ar e coisas do tipo.

Com tudo isso a nossa disposição para entretenimento, por que não criar uma maneira diferente e mais interativa de aprender coisas que levaremos e praticaremos por boa parte de nossas vidas? Pensando nisso, o Detran inaugurou na quarta-feira (30) a Sala Realidade Virtual, localizado na Quadra 906 Sul. O intuito dela é proporcionar diversas vivências no trânsito e educar a população sobre aos riscos de dirigir sem uma preparação adequada. Lembrando que a visitação é aberta ao público e já pode ser agendada pelo e-mail direduc@detran.df.gov.br.

Graças aos simuladores de veículos e outros equipamentos eletrônicos, os visitantes poderão vivenciar situações como dirigir embriagado ou com chuva e neblina. Serão tratados também temas como a dispersão e o uso de celular no trânsito, devido a importância da iniciativa, os participantes de cursos oferecidos pelo Departamento passarão a ter vivências no local. O diretor de Educação do Detran, Marcelo Granja, afirma que a Sala de Realidade Virtual visa buscar uma relação mais próxima da população com a da Escola Pública de Trânsito (EPT). “Queremos que a população conheça a sala e que circule por aqui, que seja um ambiente de escola mesmo”.

Novidades para os futuros condutores

Com o projeto de reformulação pedagógica em execução, o Detran aproveitou a cerimônia de inauguração da sala para lançar o Manual de Obtenção de CNH, o qual será utilizado nos centros de formação a partir do ano que vem. Nele, contêm uma nova proposta pedagógica e um novo ponto de vista sobre os conceitos do trânsito, a qual pretende acordar o condutor humano e cidadão que há dentro de cada pessoa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.