• 26 de maio de 2022 11:07

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Valeria Souza

Inteligência Artificial pode elevar o crescimento do PIB a 7% ao ano no Brasil

61brasilia

By61brasilia

nov 13, 2019
Advertisement

Inteligência Artificial pode elevar o crescimento do PIB a 7% ao ano no Brasil

Os dados apresentados pela Microsoft apontam que a adoção desta tecnologia pode gerar mais empregos, aumentar a produtividade e levar o crescimento do PIB de 1,7% para 7% ao ano

A Inteligência Artificial (IA) pode trazer uma série de benefícios econômicos ao país. Isto é o que afirma a Microsoft, a empresa americana apresentou, nesta semana, durante o evento ‘AI + Tour’, como esta tecnologia pode ser uma alavanca de transformação capaz de mudar a sociedade atual.

Para isto é importante que a tecnologia seja desenvolvida de forma transparente, ética e responsável. O  diretor geral de programas de IA da Microsoft, Tim O’Brien explicou: “a IA tem o potencial de nos ajudar a resolver alguns dos maiores desafios que enfrentamos enquanto sociedade. A oportunidade é gigantesca, mas a responsabilidade de desenvolver isso da forma correta é igualmente grande. As ciências da computação e social devem caminhar lado a lado no desenvolvimento de tecnologias para evitar inovações com vieses de raça, gênero, entre outros”, disse.

A pedido da Microsoft, a consultoria americana DuckerFrontier realizou a pesquisa: “O impacto da IA no mercado de trabalho”. O estudo revela os possíveis impactos que a adoção da tecnologia pode trazer ao Brasil até 2030. Foram analisados mudanças na economia, sociedade e mercado de trabalho.

As simulações feitas englobam diversas áreas, tanto no serviço público como privado, por exemplo: comércio, turismo, alimentação, construção e indústrias. Ao se considerar a adoção ampla de IA no país, tem-se um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) para 7,1% ao ano, a previsão seria alcançar este índice até 2030. A projeção supera o cenário estimado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), estas instituições preveem uma taxa de 2,9% de crescimento do PIB para o mesmo período.

De acordo com a pesquisa, o aumento do PIB viria com o crescimento da produtividade no Brasil, dentro do cenário ideal, com as empresas – do setor de serviços corporativos – investindo massivamente na tecnologia, tem-se a criação de 26 milhões de novos postos de trabalho. Teria-se assim 103% mais vagas de emprego do que a previsão feita pelo Banco Mundial e o FMI.

Setores que também teriam ganhos na criação de novos empregos seriam: comércio (varejista, atacadista, hotelaria, alimentação) com um aumento de 44%; a manufatura, com 73% de novos postas e a construção aparece com 42%

Outra novidade que a IA traria seria a redução na carga horária, dentro do cenário de benefício mínimo, estima-se a diminuição em 33% das horas trabalhadas. No entanto, importante destacar que a implantação da nova tecnologia exige colaboradores mais qualificados.

Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, acredita que “assim como observamos o impacto que invenções como o telefone, o computador pessoal e a internet causaram na forma como vivemos e trabalhamos atualmente, acreditamos que a IA será uma tecnologia igualmente disruptiva nesse aspecto. Ao mesmo tempo em que representa uma gigantesca oportunidade, sabemos no entanto que a IA também traz desafios, por isso estamos focados em contribuir para a recapacitação dos profissionais, preparando-os para essa nova realidade do mercado de trabalho trazida pela IA”, finalizou.

 

0 thoughts on “Inteligência Artificial pode elevar o crescimento do PIB a 7% ao ano no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.