• 1 de julho de 2022 05:10

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Ministro anuncia a criação de oito laboratórios de Inteligência Artificial no Brasil

61brasilia

By61brasilia

nov 13, 2019
Advertisement

Ministro anuncia a criação de oito laboratórios de Inteligência Artificial no Brasil

Por Larissa Leite com informações da Agência Brasil

Neste mês, o ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes anunciou a criação de oito laboratórios dedicados a Inteligência Artificial no Brasil. Sendo que, a metade deles estará vinculado à Internet das Coisas (IOT), que conecta objetos do cotidiano ao digital.

Pontes ainda explicou que “um desses laboratórios vai trabalhar nas fronteiras do conhecimento em inteligência artificial, com segurança cibernética, em conjunto com o Exército Brasileiro. Os outros sete serão de inteligência artificial aplicada. Dentre esses sete, que convergem para o planejamento estratégico, quatro estão conectados com o Decreto [9.854/19] de Internet das Coisas, que prevê [a instituição de] quatro câmaras: cidades 4.0, indústria 4.0, agro 4.0 [rural] e saúde 4.0”, disse.

Os quatro laboratórios estarão diretamente ligados às câmaras, cada um com um dos quatro temas. “E, dos três restantes, um será ligado à inteligência artificial aplicada à administração pública”, completou.

Para justificar a empreitada do governo, Pontes destacou capacidades humanas que considera ferramentas fundamentais para a civilização. “O que fez a diferença ao longo da história, foi a capacidade de trabalharmos em equipe; a capacidade de raciocínio, planejamento e de pensarmos o futuro; e nossa capacidade de criar ferramentas para resolver problemas e melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

“Criamos coisas magníficas, passamos por várias transformações – máquinas, motores, eletricidade, eletrônica, computadores, aviões – e chegamos a um ponto agora que é muito especial, que é a transformação digital. Temos ferramentas que ajudam a criar outras ferramentas que nos ajudam a planejar e a trabalhar em equipe”, acrescentou.

O Ministério deve ser lançar um edital em breve. Assim, será possível conhecer a localização dos laboratórios, os parceiros e investidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.