• 26 de maio de 2022 11:59

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cappuccino

Dezembro Laranja: Dermatologistas da capital alertam para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de pele

61brasilia

By61brasilia

dez 1, 2019
Advertisement

Médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal realizam mutirão solidário no dia 7 de dezembro por meio de atendimentos, exames e microcirurgias no HRAN

Por Larissa Leite. Fotos: Cristiano Eduardo

O mutirão gratuito de prevenção ao câncer de pele já tem data marcada, dia 7 de dezembro de 2019. Serão realizados 400 atendimentos, por ordem de chegada, no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Os especialistas estarão à disposição para realizar consultas, examinar os pacientes e esclarecer dúvidas sobre a doença que atinge um em cada quatro brasileiros. De iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha #DezembroLaranja, deve atender 30 mil pessoas em todo o país. Na capital federal, a ação é coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD-DF).

A campanha Dezembro Laranja vai conscientizar a população sobre os riscos de alta exposição ao sol, que pode desencadear os cânceres de pele. O melanoma, tipo mais raro mas mais agressivo de câncer da pele, caracteriza-se por pintas pretas ou com várias cores na mesma lesão, com bordas irregulares e que pode acontecer em qualquer parte do corpo, inclusive couro cabeludo, sola dos pés e palmas das mãos. Já os cânceres de pele “não melanoma” (carcinoma basocelular e espinocelular) são os mais frequentes, com alta possibilidade de cura quando diagnosticados precocemente, e são mais comuns em áreas do corpo que já pegaram sol ao longo da vida.

“Este ano, vamos falar sobre os sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoce, desde a infância. A meta é reduzir as estatísticas de incidência desse tipo de câncer que é o mais comum na população brasileira e do DF. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura e sobrevida”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do DF (SBD-DF), Cristina Salaro.

A taxa de mortalidade pode ser minimizada por meio do envolvimento de todos. Alguns cuidados preventivos são o uso de protetor solar e sua reposição a cada duas horas, a não exposição ao sol no período de 10h às 16h, o uso de chapéus com abas largas, roupas com mangas compridas e óculos, entre outros.

Estatísticas e público – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Outra notícia é sobre a estimativa de novas ocorrências de câncer da pele não melanoma ter diminuído em 10 mil casos de um biênio para o outro.

Campanha Nacional –  Mais de quatro mil dermatologistas participarão, voluntariamente, dos atendimentos previstos para acontecer em 130 postos de saúde em todo Brasil. No Distrito Federal, serão cerca de 60 profissionais à disposição. Mais de 600 mil pessoas já foram atendidas nas vinte edições da campanha.

Salaro ressalta que serão atendidas pessoas com lesões suspeitas na pele. “Pedimos que as pessoas não busquem o mutirão para tratar de outros problemas de pele, como acne e micoses. Esta ação é voltada para casos suspeitos de câncer”, explica a presidente da SBD-DF. A especialista dá dicas de como indicar uma lesão suspeita: pintas que apresentem mudança de aspecto ao longo do tempo, assimetria no seu desenho, bordas irregulares, presença de mais de 2 cores, pintas com mais de 5 milímetros; são suspeitas e devem ser examinadas pelo especialista. Assim como sinais cor da pele ou avermelhados que sangrem com facilidade ou que apresentem dificuldade de cicatrização.

O Dezembro Laranja conta com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB). Assim como em outros anos, pessoas reconhecidas em suas áreas de atuação participarão do movimento, vestindo a cor laranja. Monumentos nacionais também serão iluminados com a cor símbolo da campanha.

Serviço

Mutirão de Prevenção ao Câncer da Pele com exame preventivo gratuito

Dia: 7/12, das 9h às 15h (Sábado)
Local:  HRAN- Hospital Regional da Asa do Norte
Setor Hospital Norte Quadra 1, Asa Norte, Brasília (DF)
Para mais informações sobre o Dezembro Laranja, acesse: www.dezembrolaranja.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.