• 20 de maio de 2022 01:17

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Consumo mais consciente de água com o sistema de telemetria da Caesb. Lago Norte é primeira região do DF a receber a novidade

61brasilia

By61brasilia

dez 2, 2019
Advertisement

Consumo mais consciente de água com o sistema de telemetria da Caesb. Lago Norte é primeira região do DF a receber a novidade

Os brasilienses terão um método mais preciso para medir o consumo de água. O novo sistema desenvolvido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) teve o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Moradores do Lago Norte já estão recebendo a novidade e a instalação na região deverá ser concluída em janeiro de 2020.

Com o aporte de R$ 1,7 milhão do BID, o sistema de telemetria utiliza Internet das Coisas (IoT) para realizar a leitura do consumo registrado pelo hidrômetro. Sendo o primeiro projeto a usar essa tecnologia voltada para área de saneamento básico.

Por quatro vezes por dia, o dispositivo irá transmitir informações, via rede de telefonia celular, para os servidores de dados da Caesb. A intenção é repassar essa informação ao consumidor, para que assim, ele possa acompanhar, diariamente, o consumo de água.

O acompanhamento diário da leitura do hidrômetro pode favorecer o consumo consciente de água, por favorecer possíveis excessos. Além disso, a novidade pode ajudar a detectar problemas, por exemplo, vazamentos na rede.

A empresa pública estima que cerca de 6 mil clientes serão beneficiados com a novidade. Até então, 4.114 transmissores foram instalados nas quadras  QI 1 a QI 12 e QL 1 a QL 12. As quadras 13 e 16 ainda aguardam os técnicos credenciados pela Caesb. As instalações devem ser concluídas em janeiro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.