• 29 de junho de 2022 07:44

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Operação Boas Festas: Conheça a operação do Detran que fiscalizará locais estratégicos neste mês

61brasilia

By61brasilia

dez 3, 2019
Advertisement

O objetivo é atuar próximo a bares e restaurantes onde ocorram festas e confraternizações de fim de ano, onde há uma tendência maior de encontrar motoristas quebrando a lei

Da Redação

O mês de dezembro é marcado pelas festividades, das confraternizações do trabalho ao aguardado Réveillon. Para muitas pessoas, festividade é sinônimo de bebida alcoólica, não que seja errado beber nestes eventos para comemorar e descontrair com os amigos e afins, o grande problema é o combo: álcool + direção.

“Embriagados no volante, perigo constante” a releitura da frase sexista é real, basta analisar os números do estudo feito pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES) divulgado em 2017. Ele aponta que, na janela entre 2008 e 2016, a Lei Seca teria evitado a morte de quase 41 mil pessoas. Entretanto, a embriaguez ao volante continua sendo umas das principais causas de acidentes de trânsito no país.

Para combater essas motoristas irresponsáveis, retirando-os de circulação, e com o intuito de preservar vidas inocentes no trânsito da capital federal, o Departamento de Trânsito (Detran) deu início, na noite de domingo (1º), à Operação Boas Festas, que vai até 1º de janeiro de 2020. Trata-se de uma ação para realizar flagrantes de alcoolemia, para isso equipes de fiscalização estarão apostas em dias, locais e horários estrategicamente mapeados, pela Unidade de inteligência do Detran (Unint).

Fiscalização a todo vapor                                                                                                                                          A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito realizou blitzes na Asa Sul, Asa Norte e Grande Colorado no primeiro dia de operação. E adivinha? Para a “surpresa” geral os número foram expressivos. Foram realizadas 185 abordagens, 23 condutores estavam dirigindo sob a influência de álcool, sendo que dois deles foram levados para a Delegacia de Polícia por apresentar índice de alcoolemia considerado crime. Pensa que acabou? Ainda entraram na conta 17 inabilitados, seis estavam com a CNH vencida e um com o direito de dirigir suspenso. Totalizando, dessa forma, 48 veículos removidos para os depósitos do Detran.

Operação Boas Festas
A Operação Boas Festas contará com um total de 540 ações de fiscalização espalhadas pelas vias urbanas de todas as regiões administrativas do DF. Elas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 270 Pontos de demonstração
  • 180 Patrulhamentos ostensivos
  • 90 Operações Blitz

Para viabilizar a ação, a Unint mapeou áreas e estabelecimentos onde há maior consumo de bebida alcoólica por condutores. Com base nesse levantamento, a Diretoria de Fiscalização fará as operações. As equipes terão o apoio de guinchos, motocicletas, empilhadeiras e também da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) operando a aeronave e os drones do Departamento.

Wesley Cavalcante, coordenador de Policiamento e Fiscalização da Região Metropolitana, mandou um recado para os motoristas que acham que vão passar desapercebidos ao voltarem de eventos e confraternizações calibrados. “A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran está atenta a esta demanda de final de ano. Muitas pessoas pensam que não haverá fiscalização e que podem beber e dirigir. O ideal seria que o condutor não fizesse isso, mas para aqueles que apostam na impunidade, estamos agindo”.

Dica

Quando for sair, se programe para escolher um motorista da vez, voltar de táxi ou usar aplicativos que fazem a mesma função (Uber, 99, Cabify).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.