• 17 de agosto de 2022 17:13

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Vila velluti

Teatro: O espetáculo “Afeto” retorna em curta temporada na Casa dos Quatro

61brasilia

By61brasilia

dez 3, 2019
Advertisement

A peça do Grupo Embaraça trata das afetividades em torno da mulher negra. As sessões serão realizadas nos dias 13, 14 e 15 de dezembro

Da Redação

O mês 11 teve mais um significado no DF neste ano. Além da já tradicional campanha de combate ao câncer de próstata, o novembro azul, o Novembro Negro roubou a cena no que diz respeito ao calendário cultural da cidade durante 30 dias, com a organização de debates sobre o tema e uma parte mais voltada ao entretenimento com artistas de vários segmentos se apresentando. Mas, temas sociais e tão estruturais da nossa sociedade não ficar somente num período específico do ano.

Por isso, a volta do espetáculo “Afeto” volta em curta temporada na Casa dos Quatro (708 Norte) após o sucesso das sessões nas unidades do Sesc e no Espaço Cultural Renato Russo, deve ser comemorada e prestigiada nas seguintes datas: de 13 a 15 de dezembro. Em cena estarão Fernanda Jacob e Tuanny Araujo fazendo uma reflexão sobre como o afeto construído a base de padrões embranquecidos molda a nossa sociedade.

Para Fernanda Jacob, o espetáculo coloca no palco depoimentos pessoais, histórias esquecidas que precisam vir à tona. “Hoje, na nossa sociedade, falar sobre afeto, é despertar um sentimento de transformação e fortalecimento para que se encontre a luz dentro da sombra. Sabemos que nós, mulheres negras, vivemos em uma sociedade onde pouco se celebra nossas conquistas, imagina o que fazem com nossas dores?”.

A peça trará muitas questões para o público que poderá analisar esta situação por um novo prisma ou encontrar respostas de perguntas frequentes e cruciais no que diz respeito ao tema central. “Vale a pena se fazer algumas perguntas como: Quantas(os) amigas(os) negras(os) você já tem ou teve? Quantas mulheres negras você namorou? Por quais você se apaixonou e assumiu relacionamentos? Como você trata mulheres negras que ocupam cargos de subserviência? Estas respostas dizem muito sobre como você manifesta suas afetividades para com estas mulheres, porque as construções do afeto permeiam nosso imaginário”, comenta Tuanny Araujo.

Com provocações cênicas de Jonathan Andrade e vídeo mapping (projeções) de Mari Mira, “Afeto” conta com uma banda ao vivo em cena. Letícia Fialho (guitarra), Anne Caroline Vasconcelos, Larissa Umaytá e Yara Alvarenga (percussão) fazem a trilha sonora da peça.

Sobre o Grupo Embaraça

O Grupo Embaraça surgiu em 2012, na Universidade de Brasília, quando atrizes negras se uniram para levar aos palcos questões étnico-raciais. Partindo de universos íntimos, o grupo constrói, de maneira autoral, sua dramaturgia. Dá voz às figuras e às histórias que são silenciadas e apagadas e traz à cena o reconhecimento e pertencimento da mulher negra na sociedade.

“Calamatraca”, “Pentes” e “Ramal 003” são os trabalhos anteriores do grupo que, atualmente, é formado por Fernanda Jacob e Tuanny Araujo.

 

Serviço

Espetáculo “Afeto” com o Grupo Embaraça

Dias: De 13 a 15 de dezembro

Horários: Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h, na Casa dos Quatro

Endereço: Casa Dos Quadros – 708 Norte, Bl. F, Lj. 42

Telefone: 3263-2167

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). À venda no site e pelos telefones 98127-8667 e 98269-8559

Mais informações: 98127-8667.

Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos.

Links nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/embaraca

INSTAGRAM: @grupoembaraca

1 thought on “Teatro: O espetáculo “Afeto” retorna em curta temporada na Casa dos Quatro”
  1. Trabalho com aplicativos cartão de visitas digital publicados na play store e mesmo não tendo nada a ver com meu trabalho este poste foi de uma grande inspiração e me ajudou muito
    gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.
    Para que você possa conhecer um pouco sobre meu trabalho deixo aqui o link do meu site https://appsws.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.