• 4 de julho de 2022 05:46

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Seta Arquearia

Câmara Legislativa recebe exposição feita por artistas deficientes visuais

61brasilia

By61brasilia

dez 5, 2019
Advertisement

Câmara Legislativa recebe exposição feita por artistas deficientes visuais

Até sexta-feira desta semana (6), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebe a exposição de arte Colagens, com trabalhos de alunos do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) do DF.

Sensibilidade tátil e percepção sensorial são palavras chave no processo de desenvolvimento desses “artistas”, de acordo com a professora Valdete Brandão, que leciona Artes Visuais no CEEDV.

Os 22 quadros que compõem a exposição – nomeada “Colagens” – dão um panorama das atividades do centro nesta área. Os autores são alunos cegos, surdos-cegos e com baixa visão, e os trabalhos expostos confeccionados com materiais variados – industrializados ou elementos da natureza – são como testemunhos dos esforços do CEEDV que o tornaram referência no atendimento a estudantes com algum tipo de deficiência visual.

Enquanto a exposição estiver em cartaz, uma equipe de massoterapeutas do projeto “Massagem sem Stress” atenderá aos visitantes de forma gratuita. O projeto já capacitou, desde 2008, 23 cegos, numa parceria entre a Associação de Amigos de Deficientes Visuais (AADV) e o Instituto de Promoção das Pessoas com Deficiência Visual (IPPDV), que atuam para profissionalizar pessoas com deficiência visual visando à inserção no mercado de trabalho.

Atualmente, eles atendem, mediante cobrança pelo serviço, no Centro Comercial Gilberto Salomão, de segunda a sexta, das 11h30 às 17h30, e, aos sábados e domingos, de 10h às 17h30. Há profissionais atendendo também no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no Ministério das Minas e Energia, além de empresas privadas, parceiras do projeto.

O grupo pretende expandir os espaços de atuação, bem como adquirir novas cadeiras de massagem, além das 14 já existentes. Um dos coordenadores do grupo, Fernando Rodrigues, professor do CEEDV, destaca o lema da equipe – “Doe para você 15 minutos” – e lembra que o retorno tem sido positivo, especialmente, por um motivo: “A massagem aplicada pela pessoa cega é mais profunda e, por isso, relaxa mais”.

Exposição Colagens

Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Visitação: até 6 de dezembro

Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Entrada franca

 

*Com informações da CLDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.