• 28 de janeiro de 2022 13:41

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Pelo fim da burocracia, a Junta Comercial do DF entra na era digital

By61brasilia

dez 21, 2019

Pelo fim da burocracia, a Junta Comercial do DF entra na era digital

Empreender em Brasília poderá ficar mais fácil com o início da era digital, a expectativa é reduzir o tempo de espera do pedido de abertura de empresa, que a partir de agora, poderá ser feito em até 10 minutos pelo site da Junta Comercial

Quem quer empreender não pode perder tempo, e, anteriormente, abrir uma empresa, alterar o contrato social ou até mesmo pedir o encerramento, era uma tarefa que exigia muita paciência dos empresários. No entanto, depois de julho deste ano, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF) deixou a estrutura do Governo Federal e com a articulação do governador Ibaneis Rocha, se tornou uma autarquia do DF. O novo órgão nasceu com uma missão específica: trazer modernidade para reduzir a burocracia enfrentada pelos empresários da região.

A partir de dezembro deste ano, os serviços oferecidos pela Jucis-DF serão feitos através de uma plataforma digital. É o fim de uma era marcada pelas pilhas de papéis, pelas filas e por muita espera. A expectativa, com o novo sistema, é realizar a abertura de uma nova empresa em até quatro horas, em alguns casos, isto pode acontecer em até dez minutos.

“O sistema digital já existia, assim que nós assumimos, nós tomamos a decisão de implementar. Como há uma parceria entre as juntas de todo brasil, a intenção é trazer o chatbot (para fazer o atendimento online) depois que fizermos a virada da chave para o digital”, conta Maxmilliam Patriota Carneiro, secretário geral da Jucis-DF.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim)  é o sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil. Essa é a tecnologia que está simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. A Redesim faz a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

O secretário-geral ainda destaca que “temos feito essa transição lenta, passo a passo, serviço por serviço. O que vai acabar? O atendimento no balcão, o presencial será apenas para tirar dúvidas, não vamos receber mais papel. Vamos trazer o chatbot, vamos treinar o pessoal para o atendimento online, via chat e outras formas”.

A redução da burocracia pode trazer um efeito positivo para os empresários do DF. Agora, eles podem se sentir incentivados a abrir novos negócios, que representaria um aumento na geração de renda e novos postos de trabalho. Empresas que não precisarem da liberação de outros órgãos, como a Polícia Federal, ou de alvará, poderão ser abertas em até dez minutos.

Comprometida com a desburocratização, mesmo entendendo que existem questões que vão além da junta, Maxmilliam Patriota Carneiro afirma que “o nosso papel será tentar buscar recursos junto com parceiros, como o Sebrae, para que outros órgãos adotem algo idêntico ou semelhante a tecnologia a que gente dispõe”

Outras parcerias
A Jucis-DF firmou convênio, em agosto, com a Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF) e a Receita Federal e, em setembro, com a Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (Anoreg-DF) para compartilhar a base de dados dos três órgãos certificadores do DF: Junta, Ordem e cartórios. Sendo a única no País a conseguir essa unificação.

Com essa conquista, para obter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) de uma sociedade de advocacia por exemplo, a OAB-DF não precisa mais, caso seja necessário, encaminhar um ofício à Junta pedindo informações, ela já tem acesso, e vice-versa. Agora, a Ordem passou a emitir o documento em até dez dias nos casos em que não houver necessidade de verificação de pendências. Anteriormente, o processo levava até 45 dias.


Serviço:
Site para abertura, alteração contratual e encerramento de empresa
http://portalservicos.jucis.df.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *