• 27 de junho de 2022 18:18

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

A gigante mais querida da cidade

61brasilia

By61brasilia

fev 4, 2020
Advertisement

A gigante mais querida da cidade

Há duas explicações para o sucesso da “Gigante do Aço”no Distrito Federal: o amor e a dedicação ao sonho de crescer junto com Brasília.

Fundada em 1960 pelo maranhense Getúlio Pinheiro de Brito, a Pinheiro Ferragens é tida como um dos negócios mais sólidos e tradicionais do “quadradinho” – como é carinhosamente chamada a capital pelos brasilienses e candangos, que vivem por aqui – e que completará seis décadas este ano.

A empresa tem como fortes características a inovação, o relacionamento e o empreendedorismo, uma alternativa para se reinventar em tempos modernos e cada vez mais difíceis.

“A nossa intenção, sempre, é de proporcionar uma experiência única para o consumidor, que se mostra cada vez mais exigente”, explica Janine Brito, CEO da empresa familiar. “Não é à toa que a Pinheiro Ferragens está mais competitiva em termos de produção e venda”, complementa.

O negócio, que nasceu junto com Brasília, foi especialmente importante para a construção da cidade, já que boa parte dos materiais utilizados nas obras da cidade saiu da loja, à época apenas um comércio simples de materiais de construção, instalado em Taguatinga.

Nada menos do que sessenta anos se passaram desde o começo do sonho do aventureiro Getúlio e, hoje, o negócio, assim como os valores transmitidos pelo patriarca, são a maior herança da família Brito.

 

A “Gigante do Aço”, como citamos lá em cima, não poderia receber apelido melhor do que este – A gigante mais querida da cidade! Hoje, ela trabalha com uma carteira de mais de dois mil produtos industrializados, além daqueles de fabricação própria. Afinal de contas, a produção cresceu tanto que foi necessário abrir uma indústria particular, a Pinheiro Indústria – obviamente, a indústria, assim como a Pinheiro Ferragens, tinha que oferecer um serviço personalizado para o cliente, mais especificamente o corte e dobra de aço.

Como se não bastasse, a Pinheiro Indústria tem o papel de facilitadora na execução de estruturas, na redução de perdas do aço, na racionalização dentro do canteiro de obras e, também, oferece a possibilidade de uma construção totalmente otimizada.

Modernização

Com duas lojas em funcionamento em áreas estratégicas da cidade – SIA e Taguatinga, em 2010, a Pinheiro Ferragens viveu um intenso processo de modernização nos espaços físicos, em decorrência do novo momento do mercado e, mais tarde, isso se tornou notável com a abertura da unidade do SIA.

Em 2014, foi a vez de promover a primeira edição do “Pinheiro Convida”, onde reuniu clientes, arquitetos, engenheiros, designers e empresários, em um grande evento cujo tema era “Orientações em estrutura metálica para o seu projeto”, no auditório da empresa.

O início do sonho

O pioneiro Getúlio Pinheiro de Brito, fundador da empresa, nasceu numa família de 23 irmãos, em uma humilde propriedade rural em Carolina, no interior do Maranhão. De lá, mudou-se para o Rio de Janeiro, quando ainda era rapaz. Não podemos esquecer que o patriarca sempre foi muito ligado ao campo, pois é algo que estava no sangue.

Um homem de pouca instrução, mas cheio de sonhos. Este era o seu Getúlio quando decidiu mudar-se para Brasília à época de sua inauguração, a convite do ex-presidente Juscelino Kubitschek, amigo de seu sogro. O empresário inaugurou a empresa Fercima em meados dos anos 60, que mais tarde se tornaria Pinheiro Ferragens.

Familia Pinheiro
Antiga Fachada da Pinheiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O seu sonho foi se tornando realidade ao longo dos anos e foi acompanhado de perto pelos filhos, em especial pela filha Janine Brito, que decididamente assumiu o comando da empresa, ao lado do pai e dos irmãos Janete Brito e Roil Pinheiro, além da participação do irmão Ricardo Brito até 2009 e da irmã Jane Marinho a partir de 2017. O projeto de expansão e inovação da empresa só evoluiu, posicionando-a por anos consecutivos na lista dos Maiores Contribuintes de ICMS do DF.

Inovação

A Pinheiro Ferragens busca constante excelência nos serviços prestados e também nos produtos que saem de lá. A partir de 2014, a Pinheiro do SIA passou a oferecer um auditório, cuja capacidade é de 44 pessoas, para receber palestras, workshops e reuniões em geral. E por lá, diga-se de passagem, já passaram várias personalidades públicas. A empresa abriu as portas, também, para faculdades de Arquitetura e Engenharia, com o único objetivo de estender o campus universitário às dependências da empresa.

Desde o conceito moderno até produtos de última geração, a Pinheiro SIA se destaca pelo serviço de vanguarda em um ambiente de beleza, charme e muito conforto. Uma verdadeira revolução se considerados os parâmetros do segmento em geral.

Hoje, a empresa prioriza bastante a comunicação digital. É por meio das redes sociais que ela divulga promoções, campanhas, novidades e até vagas de emprego.

Aprendendo com a crise

Atenta a essa exigência em relação à dinâmica de seus negócios, a Pinheiro Ferragens prioriza sempre o relacionamento entre funcionário e cliente, seja na oferta de serviços e produtos, ou mesmo na estrutura física das duas lojas em funcionamento. Outro fator importante, segundo Janine, é a capacitação profissional dos colaboradores.

 

“Um profissional que se especialize após a conclusão do curso, e que tenha experiência na prática, terá o nível de empregabilidade muito maior. Possibilidades de aprendizado, portanto, sempre funcionam como uma boa ferramenta de troca entre empresa e funcionários”, defende a empresária.

Nos últimos anos, a Pinheiro triplicou o seu portfólio de produtos, oferecendo peças – de todos os tipos de aço – intimamente ligadas ao ramo da construção civil.

Responsabilidade Ambiental

Na Pinheiro, todos os materiais, considerados inutilizados para uso, são reciclados ou reaproveitados, evitando, assim, o desperdício e a poluição do meio ambiente.

A empresa foca também na educação ambiental dos colaboradores, além de estimular os clientes a um consumo consciente de energia e água, possibilitando a criação de sistemas mais eficientes graças ao aço, como é o caso dos painéis de aço córten, que funcionam como protetores solares, permitindo a entrada de ar e a passagem de luz.

Novidades

A Pinheiro Ferragens trabalhou muito com relacionamentos nos últimos anos. Prova disso são as parcerias com instituições de ensino e ONGs, e os workshops profissionais. Outra grande novidade, ainda guardada como segredo, está para ser lançada na Pinheiro Ferragens ainda em 2020. Aguardem!

Reconhecimento

A diretora-executiva da Pinheiro Ferragens, Janine Brito, fala sobre a emoção de chegar ao sexagésimo aniversário da empresa criada por seu pai: “Nossa empresa cresceu junto com Brasília nessas últimas seis décadas. Temos muito orgulho em compor o quadro dos que mais contribuem com a economia e o desenvolvimento da cidade. Hoje temos uma gestão voltada para a inovação e o empreendedorismo. Com muita luta, dedicação e profissionalismo, recebemos os sessenta anos confiantes quanto a estar exercendo um trabalho de qualidade para nossos clientes e colaboradores”, avalia.

Os clientes mais antigos seguem fiéis à Pinheiro, como é o caso dos senhores Manuel Matias e José Fernandes Ferreira, ambos serralheiros e dois dos mais antigos clientes da empresa.

Segundo “Seu Manuel”, as suas compras eram feitas diretamente com o “Seu Getúlio”, um homem de visão e que pensava no cliente antes de tudo. Era um cara de ideias grandiosas, e fazia questão de buscar alternativas para tornar tudo viável. É impossível não me lembrar de cada conselho que recebi ao longo dos anos”, reforça o cliente antigo.

A Pinheiro Ferragens recebeu o apelido de “Queridinha de Brasília” porque sempre foi uma empresa familiar e tratou os clientes como amigos. “Ninguém é apenas um número para nós. Pessoas têm nomes e sentimentos e é assim que são tratadas na Pinheiro” – destaca a executiva.

“Passei minha infância correndo e brincando no meio dos tubos e vergalhões. Gostava de preparar e servir cafezinho para os clientes, depois de aprender como se fazia para precificar um produto e economizar dinheiro para investir no futuro. Exercitava meu aprendizado vendendo as frutas da fazenda no colégio, o que fazia, é claro, escondido de meus pais e da direção do Colégio Marista de Taguatinga, até ser suspensa das aulas e ficar de castigo por muitos dias. Se me arrependo? Não! Papai me ensinou o grande valor do trabalho para alcançar qualquer objetivo na vida e não sei persegui-los de outra maneira” declara Janine.

Numa população com mais de 3 milhões de habitantes, estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Distrito Federal, cerca de 100 mil são amigos e clientes da Pinheiro.

SERVIÇO:

Pinheiro SIA

Telefone: (61) 3012-8181

SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE

 

Pinheiro Taguatinga

Telefone: (61) 3354-8181

QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF

 

 

Por Nayara Sousa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.