• 26 de maio de 2022 20:30

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Coronavírus: Estudantes aprendem sobre prevenção de doenças respiratórias

61brasilia

By61brasilia

fev 10, 2020
Advertisement

Coronavírus: Estudantes aprendem sobre prevenção de doenças respiratórias

Eles vão colocar a mão na massa e irão produzir álcool em gel para auxiliar no combate a doenças respiratórias nos ambientes da escola

Em meio à emergência internacional decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) diante do novo coronavírus, os professores do Colégio Marista João Paulo II incluíram uma atividade educativa e preventiva nas aulas de Ciências Naturais desta semana (10 a 14 de fevereiro). Os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio estão produzindo álcool em gel para uso coletivo nos espaços do Colégio. Na próxima quarta-feira (12), a atividade será realizada com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio nos seguintes horários: 7h30, 8h20 e 9h10.

A atividade, além de ser uma medida preventiva à transmissão de doenças respiratórias como a gripe, o H1N1 e o coronavírus, tem por objetivo estimular a participação dos estudantes em um projeto colaborativo.Também será uma excelente oportunidade para conscientizar os estudantes sobre a importância da higiene adequada das mãos para evitar o contágio de doenças e bactérias no ambiente escolar, especialmente neste período de atenção em virtude do coronavírus.

Para produção do álcool, os estudantes utilizam os seguintes ingredientes: 250 ml de água destilada, 750 ml de álcool etílico 70%, 6 g de carbopol e 4 gotas de trietanolamina.

Sobre o coronavírus – Segundo o Ministério da Saúde, a principal forma de transmissão do vírus é pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas (como gotículas de saliva, espirro e tosse), contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas e contato com a boca, nariz ou olhos.

Por isso, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar ou ir ao banheiro é de fundamental importância para prevenção dessa e de outras doenças respiratórias.

Dados da OMS mostram que já são mais de 14,5 mil casos de coronavírus registrados em 18 países, com 305 mortes. No Brasil, até 3 de fevereiro de 2020, são 15 casos suspeitos em investigação para o coronavírus em sete estados, mas nenhum deles foi confirmado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.