• 28 de maio de 2022 08:40

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Minha Cadeira

Especialistas vão debater o acesso a medicamentos inovadores e terapias avançadas

61brasilia

By61brasilia

mar 10, 2020
Advertisement

Especialistas vão debater o acesso a medicamentos inovadores
e terapias avançadas

XI Fórum Nacional sobre Medicamentos discutirá temas como a demanda por tratamentos inovadores
diante da mudança do perfil epidemiológico do Brasil

 A mudança do perfil epidemiológico do Brasil vem aumentando a necessidade de acesso a novos medicamentos e terapias avançadas para enfrentar patologias de alta complexidade e uma série de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como a diabetes mellitus tipo 2.

A incorporação de novas tecnologias de tratamento diante desse cenário é um dos temas que serão debatidos no XI Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil – Acesso a Produtos Inovadores e Terapias Avançadas.

O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, será realizado no próximo dia 17 de março, a partir das 14 horas, no Auditório do Interlegis – Senado Federal, em Brasília. A entrada é franca, mas é preciso se inscrever pelo site: www.acaoresponsavel.org.br.

A alteração do padrão epidemiológico brasileiro é resultado de transformações econômicas e sociais pelas quais o país vem passando nos últimos anos. Fatores nutricionais, como a coexistência da desnutrição e da obesidade, e demográficos, como a diminuição das taxas de fecundidade e natalidade e o aumento progressivo da expectativa de vida, ajudam a explicar tal mudança. Essas modificações têm reflexo na frequência e na distribuição de enfermidades no país, bem como em um aumento significativo da prevalência de novas doenças.

O fórum convidou especialistas de diferentes segmentos para discutir temas relacionados a esse cenário.  Entre os assuntos a serem abordados estão um ambiente regulatório favorável ao acesso a novos tratamentos; novos modelos para incorporação de medicamentos e terapias; avanços no desenvolvimento e acesso a produtos de terapia avançada; novas tecnologias para tratamento do diabetes mellitus tipo 2; perspectivas, oportunidades e desafios para o setor.

Para refletir sobre essas questões, o evento contará com as presenças de parlamentares; representantes do Ministério da Saúde; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); da comunidade acadêmica; do setor farmacêutico e pacientes.

Aberto a todos os interessados no assunto, o XI Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil tem o patrocínio dos laboratórios Boehringer Ingelheim, MSD e Novartis. O evento tem o apoio do Congresso Nacional; do Ministério da Saúde; do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD; do Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis) e da Agência Íntegra Brasil.

SERVIÇO:

O que: XI Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil – Acesso a Produtos Inovadores e Terapias Avançadas

Quando: 17 de março de 2020 (terça-feira), das 14h às 18h

Onde: Auditório Antônio Carlos Magalhães (Interlegis) – Anexo “E” do Senado Federal (via N2 – Brasília)

Quanto: entrada gratuita

Inscrições: www.acaoresponsavel.org.br

Outras informações: (61) 3368-6044 / 3468-5696 ou seminários@acaoresponsavel.org.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.