• 28 de maio de 2022 08:30

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cappuccino

Veja como controlar a ansiedade até a prova da PCDF

61brasilia

By61brasilia

mar 11, 2020
Advertisement

Veja como controlar a ansiedade até a prova da PCDF

Psicóloga do Gran Cursos Online orienta candidatos nesta reta final

A prova do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) será realizada no próximo domingo (15). Dedicar-se aos estudos nesta reta final é muito importante para alcançar a tão sonhada aprovação, mas também é preciso observar os aspectos emocionais para conquistar a tão sonhada vaga de escrivão de polícia. Pensando nisso, a psicóloga do Gran Cursos Online, Juliana Gebrim, destacou algumas dicas estratégicas para auxiliar os candidatos que farão a prova do domingo.

Na próxima quinta-feira (12), às 18h, os candidatos poderão receber orientações importantes sobre como controlar a ansiedade para a prova. Segundo a psicóloga, a ansiedade afeta a atenção, interpretação, concentração e memória da pessoa, trazendo dificuldade na aprendizagem. “Essa será uma excelente oportunidade para todos os concurseiros terem acesso à dicas estratégicas sobre como controlar a ansiedade nesta última semana de preparação”, destaca Gebrim.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. Para participar das aulas não é necessário ser aluno do Gran Cursos Online. Os interessados podem assistir aos eventos no canal do Youtube da Instituição. Confira os cuidados que devem ser adotados pelos candidatos nesta última semana de preparação para a prova da PCDF. Juliana Gebrim destacou algumas dicas que serão abordadas durante o evento.

SEMANA DA PROVA – “Apesar do tempo curto, mantenha o hábito de fazer uma caminhada no intervalo dos estudos (ao menos 40 minutos, 3 vezes por semana). Isso melhora as condições do cérebro e garante estabilidade emocional. Faça muitos exercícios físicos que sejam realizados com prazer. E aí vamos colocar exercícios das matérias estudadas. Não existe outra forma de passar, sem fazer esses dois exercícios”, reforça..

NA VÉSPERA DA PROVA – “Respeite seus limites. Se não entra mais nada na cabeça e você não consegue mais estudar, descanse. Se preferir, programe uma atividade leve e relaxante e descanse a mente. Antes de dormir, organize os documentos e o material que será levado no dia da prova, inclusive água, algo para comer (fruta, barra de cereais), analgésico”, orienta.

NO DIA DA PROVA – “Acorde com tempo suficiente para fazer tudo com calma. Faça uma alimentação leve e saudável. Faça a última checagem do que vai levar para o local da prova. Chegando ao local, oriento que você siga  logo para a sala e respire. Sim, melhor que tomar um copo com água é respirar. Isso acalma instantaneamente”, recomenda.

DURANTE A PROVA – “Durante a prova, a minha principal orientação é para controlar a ansiedade. Eu sei que o coração acelera quando o fiscal da sala comunica o início da prova, mas  esse é um momento delicado que precisa de um controle emocional do candidato. Nessa hora, é importante manter a calma. Inspirar e expirar pausadamente para que você possa desacelerar e retomar as funções normais”, diz.

Segundo Gebrim, esse controle é fundamental para evitar os famosos “brancos” que os candidatos costumam ter na hora da prova. “Os picos de adrenalina são comuns durante as provas.  Quando isso acontece é bom fazer uma respiração abdominal e não entrar em pânico. A respiração pausada fará efeito e você voltará a acessar as informações”, afirma.

DEPOIS DA PROVA – “A tensão e as preocupações após a prova também devem ser controladas. O candidato precisa entender que, mesmo não conseguindo passar neste momento, ele continua tendo seu valor e precisa continuar para conquistar seus objetivos. O bom é relaxar, aguardar o resultado e ter consciência de que o melhor sempre vai acontecer e no momento certo. Por isso, minha orientação é a seguinte: fique tranquilo, pense positivo e siga em frente”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.