• 26 de maio de 2022 11:39

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Cappuccino

Governo de Goiás melhora performance dos agentes públicos a partir de parceria com a Tecnisys

61brasilia

By61brasilia

mar 12, 2020
Advertisement

Governo de Goiás melhora performance dos agentes públicos a partir de parceria com a Tecnisys

Iniciativas inovadoras também geram impactos sociais relevantes no Estado: uma desburocratiza o processo de transferência de propriedade de veículos e outra dinamiza o combate às doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Dois projetos de inovação tecnológica, desenvolvidos em conjunto pelo Governo do Estado de Goiás e pela Tecnisys, melhoram a performance dos agentes públicos e geram impactos sociais relevantes junto a população. É o que afirmam os representantes daquele governo estadual ao relatarem os resultados mais recentes dessas iniciativas.

Um dos projetos tem à frente o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO). A Tecnisys foi contratada para automatizar o registro de Comunicado de Venda de Veículos, por meio da utilização de um aplicativo para dispositivos móveis. Assim, o processo de transferência de veículos pode ser agilizado com o envio de uma foto do documento pelo celular ao departamento competente, em vez de se cumprir a burocracia de fazer tudo presencialmente.

O outro projeto, contratado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), resultou no desenvolvimento de um sistema baseado em georreferenciamento para qualificar o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti: o Sistema Integrado de Controle de Vetores (Sivector). Com ele, o governo goiano maximizou o controle das ações dos agentes de prevenção e combate à proliferação das doenças transmitidas pelo mosquito, com racionalização de custos e de logística, entre outros ganhos.

Projetos inéditos no Brasil podem ser replicados em outros estados e no DF

Ambos os projetos são inéditos no Brasil e utilizam o conceito de BigData, uma vez que lidam com imenso conjunto de dados dispostos em diferentes sistemas de informações. O desafio, superado pelas equipes do Governo de Goiás e da Tecnisys, era justamente processar a imensidão de dados (inclusive os novos), armazená-los e disponibilizar acesso a eles de forma inteligente e prática, levando em conta aspectos como a velocidade, o volume e a variedade. Para apoiar o DETRAN-GO e a SES-GO no desenvolvimento dos projetos, a Tecnisys utilizou aplicações e plataformas open source (‘código aberto’) de fornecedores de renome internacional.

Segundo Giovanni Coelho, Diretor-Presidente da Tecnisys, este resultado positivo só se concretizou em razão do envolvimento direto e contínuo das equipes do Governo de Goiás, por meio de seus especialistas em tecnologia e inovação, saúde pública, gestão administrativa, entre outras áreas, com os profissionais da Tecnisys.

“O Governo de Goiás estabeleceu os objetivos a serem alcançados, entre os quais, gerar impactos positivos na gestão pública e na vida dos cidadãos. A Tecnisys deu sua contribuição com a integração tecnológica, assim, nossa empresa aplicou seu conhecimento técnico, ou seja, sua inteligência tecnológica, e estamos orgulhosos em ver que os próprios contratantes consideram esta parceria um ‘case’ de grande sucesso”, diz Giovanni Coelho, acrescentando que esses projetos de utilidade pública podem ser replicados em outros estados e também no Distrito Federal.

Resultados rápidos surpreendem o DETRAN-GO

A ferramenta está em utilização há pouco tempo, mas o impacto social já é relevante. O empenho da equipe do DETRAN-GO é visível na busca por melhoria na qualidade de vida do cidadão.

Secretaria de Saúde compartilhará dados do novo sistema com outros governos

Dados da Secretaria de Saúde apontam ganhos na qualidade das informações estratégicas, com o novo sistema implantado em parceria com a Tecnisys. Os relatórios das inovações tecnológicas desenvolvidas pelo Governo de Goiás são compartilhados com outros governos estaduais e o mesmo será feito com o Sivector.

O Sivector foi desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e Corpo de Bombeiros Militar. Na SES-GO, o sistema foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação, do Conecta SUS e da Superintendência de Vigilância em Saúde. A experiência da Tecnisys foi decisiva para o sucesso do novo sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.