• 25 de maio de 2022 23:59

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Beth Carvalho,Nilton Novato e Botafogo tudo a ver! Só Paixão

61brasilia

By61brasilia

abr 9, 2020
Advertisement

Beth Carvalho ,Nilton Novato botafogo tudo a ver!

À frente do Só Drinks, conhecido como bar do Botafogo há quase 40 anos, ele criou o 1º bar com a temática de futebol de Brasília. Agora em novo endereço, na CLN 203. O bar conta com um espaço mais amplo e aconchegante para quem gosta da assistir uma boa partida de futebol com cerveja gelada e petiscos típicos de boteco.

Por: Raquel Paternostro
Fotos: Raquel Paternostro e Arquivo Pessoal
Só Drinks Botafogo na 203 Norte

Seu nome é uma homenagem a Nilton Santos, um grande craque alvinegro da década de 50 e 60 que foi eleito pela FIFA como o melhor lateral esquerda de todos os tempos, o jogador só vestiu duas camisas na sua carreira a do Botafogo e da Seleção Brasileira. Nilton Novato é goiano da pequena cidade de Nova América. Ele veio para Capital aos 15 anos para trabalhar numa drogaria, ramo de atividade que seu pai já exercia em Goiás. E que ele ainda mantém paralelo ao bar, com a Drogaria Renata, agora instalada na comercial da 402 Norte.

O novo Só Drinks fica virado para a quadra residencial, na 203 Norte em frente há uma grande área verde. A infraestrutura está mais moderna e possibilita aos frequentadores assistirem até quatro partidas diferentes do mesmo campeonato. ”Além dos campeonatos atuais, também transmitimos jogos antigos”, destaca Nilton. A cerveja é sempre gelada, e os petiscos são atrações à parte.

O famoso Bar do Botafogo começou com uma TV de 14 polegadas. E sempre foi frequentado por torcedores de outros times. “Nós transmitimos vários jogos de praticamente todos os campeonatos. Os torcedores gostam de frequentar o Só Drinks também em partidas de outros clubes”, destaca Nilton que ressalva que a preferencia é sempre dos jogos do alvinegro.

A clientela do bar é bem diversificada e muitos famosos já foram ao Só Drinks para assistir jogos, torcer e conversar como, por exemplo, Stepan Nercessian, José Eduardo Dutra, César Maia e Rodrigo Rollenberg. Nilton também já recebeu por lá muitos atletas que já passaram pelo Botafogo: Nilton Santos, Marinho Chagas, Wilson Gottardo, Túlio e o lendário Sócrates.

“A história do Sócrates é muito boa. Eu o conheci durante a Copa do Mundo de 98. Encontrei com ele em plena Champs-Élysées em Paris e conversamos um pouco. Contei que tinha conhecido seus irmãos e falei do meu bar dedicado ao Botafogo em Brasília. Em um domingo, que não me recordo exatamente a data, cheguei para abrir o bar e o Sócrátes estava me esperando dentro de um carro na porta do bar. Foi uma alegria! Pouco tempo depois, infelizmente ele faleceu”, relembra Nilton. Um dos atletas mais influentes do futebol brasileiro tinha vindo à Brasília para a comemoração de aniversário do saudoso poeta e empresário da noite, Jorge Ferreira.

Quase um pioneiro.

Tanto o Bar Só Drinks quanto a Drogaria Renata, já existiam antes de Nilton adquiri-los. Ambos foram abertos em 1976. “Foi uma questão de oportunidade, já que as duas lojas ficavam uma ao lado da outra, na 403 Norte facilitando a administração”, explicou.

Nilton e Jairzinho furacão da copa de 70 .

A Drogaria Renata foi adquirida em 1979 e o Só Drinks em 1982. O fato de ser dono de boteco e farmácia, gera muitas brincadeiras no dia a dia do comerciante. Muita gente fala que Nilton adoece os clientes no bar e cura na drogaria. Mas ele tem outra visão: “tem coisa que a gente só cura no bar, como as mágoas, por exemplo!” Se defende.

Nilton relembra do tempo em que começou a empreender aqui na Capital. “Às vezes eu me pego pensando que não sou pioneiro, mas quando eu cheguei aqui a cidade tinha apenas 10 anos. E como eu vim do interior eu já sentia Brasília como uma cidade grande”. Segundo Nilton a comercial da 402 norte ainda não existia, era só cerrado e “as vezes dava uns redemoinhos que ele tinha que fechar a porta do comércio correndo para não sujar tudo de terra vermelha”, relata o alvinegro.

O comerciante não esconde o carinho que ele tem pela cidade. ”Brasília é hoje uma grande metrópole. Somos privilegiados, principalmente aqui no Plano Piloto, chegamos no mesmo nível das melhores cidades do mundo”, conclui Nilton.

Frequentador internacional de Estádios de Futebol

Nilton não mede esforços para assistir pessoalmente seus ídolos. Tanto que além de partidas do Botafogo, já participou de duas Copas do Mundo. “Eu estava no Rio em 89 e vi de perto o gol do Mauricio em cima do Flamengo. Em 1990, eu estava no estádio na conquista do bicampeonato em cima do Vasco com Gol de Carlos Alberto Dias”, narra com emoção.

Como todo bom torcedor, ele é um grande entusiasta das competições mundiais de futebol. Ele já viajou para assistir in loco duas Copas. A de 1994 nos Estados Unidos e a 1998 na França. “Participar de uma Copa do Mundo é sempre uma grande emoção, mas é uma maratona. Na minha primeira Copa, eu ia ao máximo de treinos de todos os times que eu conseguisse. Levava a bandeira do Botafogo sempre comigo. Já na segunda, eu fui mais esperto, ao invés de ficar indo para um monte de treino eu aproveitei o tempo para fazer turismo pela Europa, e conheci várias cidades fantásticas”, destaca.

Durante suas viagens para as competições, Nilton conheceu pessoalmente vários jogadores profissionais de diferentes gerações, e grandes nomes da história do futebol. “Na Copa de 94, tirei fotos com Bebeto, Márcio Santos, Dunga e Raí. Tenho fotos também com Sócrates, Galvão Bueno, Gerson, Telê Santana, Luciano do Valle, Jairzinho, Marinho Chagas e outros que não me recordo agora.”

Um solteiro dedicado à família.

Nilton é muito dedicado à sua família. Assim que conseguiu, trouxe os seus pais Valquides Novato Pessoa e Irani Fernandes Pessoa para Brasília. O pai inclusive o ajudava nos negócios. Por longos anos o Sr. Valquides cuidou da extinta Drogaria Nova América, que também pertencia à Nilton, e era localizada onde atualmente encontra-se a Drogaria Renata, na 402 Norte.

Nilton é pai de Bárbara Novato de 24 anos, que também torce pelo Botafogo e se formou em direito. Ele preserva a filha da desgastante rotina de quem vive do comércio. “Eu tenho medo dela gostar! É muito trabalhoso, se não se dedicar muito é melhor desistir.” Disse, apontando para os remédios ao seu redor, já que estávamos dentro da drogaria: “não teve um dia de minha vida que não lidei com isso”. Fazendo analogia aos tempos em que ainda criança, frequentava o comércio do seu pai em Nova América – GO.

Apesar do trabalho que seus empreendimentos lhe proporcionam, Nilton gosta de ser comerciante. Quando eu pergunto sobre como ele encara a mudança no comércio, com o crescimento de grandes redes de bares e drogarias, ele nos conta que mantém seus clientes graças à confiança que conquistou ao longo destes anos. Enquanto cidadão, ele também busca valorizar os comerciantes locais por confiar mais em pequenos comércios. Sendo também uma forma de celebrar as famílias empreendedoras e a comunidade.

Seja na Drogaria Renata ou no bar Só Drinks Botafogo, Nilton e sua equipe tratam os clientes com respeito e atendimento personalizado. Características ainda típicas de Brasília, que mesmo sendo a capital preserva a tradição de cordialidade das pequenas cidades.

Serviço

Só Drinks Botafogo

CLN 203 bloco C loja 59 – Asa Norte

Telefones: (61) 30376613 / 985666613

 

Drogaria Renata

CLN 402 Bloco B Loja 13 – Asa Norte

Telefone: (61)33266613 / 985731436

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.