• 4 de julho de 2022 06:51

61 Brasilia

Portal de Notícias de Brasília

Paulo Octavio marco 2022

Salas de aula virtuais permitem que escolas continuem as atividades

61brasilia

By61brasilia

abr 20, 2020
Advertisement

Salas de aula virtuais permitem que escolas
continuem as atividades

Colégio Seriös começou as aulas à distância no dia 31 de março, pelo Google Classroom, e tem comprovado um alto nível de compromisso dos alunos e familiares em geral

A pandemia de coronavírus fez com que as instituições de ensino se reinventassem para não prejudicar os alunos. Plataformas como o Google Classroom – sala de aula virtual do Google – se tornaram realidade na rotina estudantil de crianças e adolescentes em todo o Brasil, que estão estudando em casa durante o isolamento social.

Normalmente, a internet é quase que indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Afinal, hoje em dia quase ninguém mais vive sem estar conectado, praticamente tudo é feito virtualmente. Imagine, então, adotar essa estratégia como fixa na quarentena?

No Distrito Federal, o Colégio Seriös iniciou as aulas à distância no último dia 31 de março, assim que foi concluído o período de recesso escolar antecipado, conforme acordado com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e o Conselho de Educação.

Segundo Vanessa Araújo, diretora pedagógica do ensino infantil e anos iniciais do fundamental no Seriös, o importante nesse momento é evitar que a aprendizagem dos alunos seja prejudicada em função da pandemia. “Sabemos que nenhuma estratégia é capaz de superar o contato direto com professores e os recursos materiais e humanos, que proporcionam troca imediata e uma melhor avaliação dos resultados”, lamenta Vanessa.

Por outro lado, a diretora pedagógica garante que o colégio está fazendo uso de uma plataforma bem completa – o Google Classroom –, que possibilita muito mais que uma sala de aula virtual, para dar continuidade às atividades e os conteúdos.

Para Nei Vieira, diretor pedagógico dos anos finais do fundamental e ensino médio no Seriös, o Google Classroom tem como objetivo tornar o ensino mais produtivo, colaborativo e estimulante, além de otimizar a comunicação entre docentes e os alunos. “Escolhemos essa ferramenta pela possibilidade de fazer videochamadas, que podem ficar gravadas; mural de recados; agendamento de aulas e atividades coletivas; vídeos; e claro, a interação entre os alunos, a equipe pedagógica e os professores”, destaca Nei.

Carga horária – O Seriös possui uma grade horária desde a educação infantil até o ensino médio, com dias e horários marcados. Vale destacar que a escola tem observado as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), no que diz respeito ao tempo diário de exposição a telas, mesmo sabendo que não existe um protocolo específico para casos de epidemia.

Os planejamentos contemplam plantão de dúvidas e a correção de tarefas, além de tutoriais e aulas gravadas. “O mais bacana é que os alunos podem seguir com as atividades nos livros didáticos, nas fichas de exercícios e, inclusive, realizar suas próprias experiências. Todas as áreas estão envolvidas nesse processo, não somente os componentes curriculares obrigatórios”, garante Vanessa.

Conteúdos – Para os alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, são disponibilizadas atividades e experiências práticas, além de vídeos e sugestões que promovem leitura, interpretação e discussões, que podem ser realizadas individualmente ou em família.

Já os estudantes que estão nos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, têm acesso a simulados e outros instrumentos que podem agregar resultados quantitativos.

“Encaminhamos, ainda, roteiros de estudo, listas de exercícios, assim como links de filmes ou obras ligadas aos diferentes tipos de vestibulares pelo país”, acrescenta o diretor pedagógico.

Retorno –  O colégio tem comprovado um alto nível de compromisso por parte de alunos e familiares nessa empreitada, o que resultará não somente em correspondência das expectativas, mas na superação delas. Por se tratar de um momento nunca antes vivido por esta geração, é comum ter dúvidas, questionamentos e até instabilidade emocional.

“O caminho a percorrer é longo, mas estamos com energia, compromisso e engajamento necessários para que esse momento não deixe grandes sequelas na aprendizagem e no crescimento dos nossos estudantes. Estamos sempre dispostos a refazer, replanejar e reinventar, com o objetivo de atender à comunidade escolar”, finaliza Vanessa.

SERVIÇO:

 

Colégio Seriös

SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul

Telefone: (61) 3049-8800

Sobre o Colégio Seriös – Há oito anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.